Metodogia
Por: Kingingo • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 440 Visualizações
COMUNICAÇÃO
A falta de comunicação é um problema dentro das empresas, e a conscientização do cliente trouxe a valorização da comunicação. Neste processo a mútua influência, informações, ideias e emoções, são códigos compartilhados pelo emissor e receptor. Os principais elementos de comunicação são o emissor e o receptor, tendo como processos mentais do receptor: seleção, avaliação, interpretação e decisão de uso. O cérebro possui espaço de armazenamento que favorece o ouvir ativamente. E o seu uso e mal uso das informações vai depender da analise, do resumo ,da atenção nas entrelinhas, das emoções e do filtro. Entretanto podem aparecer, por exemplo, dificuldades na assimilação, na preservação da coerência, que tornam as pessoas influenciáveis, mensagens que contrarie o assunto e as pessoas não perceberem vantagem de ordem pessoal. Já as emoções ajudam a memorizar, e o agregamento de informações no aprendizado.
Contudo o processo citado acima precisa de experiências concretas para facilitar a gravação das mensagens. Mas as experiências podem apresentar barreiras, no emissor tais como o uso da linguagem e características pessoais; no receptor desatenção e preconceitos; no emissor e receptor disponibilidade de tempo e a falta de franqueza; no ambiente distrações e interrupções frequentes.
Para dominar as barreiras, no mundo dos negócios, são importantes o controle e o conhecimento de técnicas tais como; detalhamento, recursos, preparação, formação, disposição, sucesso, tempo, público alvo, curva de atenção, conclusão, introdução, proposição, tema central e considerações finais, estão em um plano de apresentação de negócios.
Porem para se ter o controle de técnicas, a comunicação interpessoal é considerada completa sendo, propicia, feedback, gestos, expressões faciais, informações, significados e comunicações. Visando os seguintes objetivos: informar, esclarecer, gerenciar pessoas, avaliar desempenho, mostrar apoio e compreensão, influenciar e provocar motivação, persuadir e convencer. Do mesmo modo o cumprimento destes objetivos depende dos processos mentais, eliminação de barreiras, posição hierárquica e sexo de pessoas. Consequentemente o modo como se expressam revelam atitudes, imagem de passividade, iniciativa, sinais autoritários, comunicação assertiva, postura, metáfora da dominância, aperto de mão e tronco ereto. Entretanto podem aparecer comunicações verbais como a comunicação e palavras; comunicação não verbal confiante, expressão facial, postura, e gesticulação.
A partir da analise de expressões verbais e não verbais, surge então o e-mail com os seus paradigmas como, a comunicação entre pessoas e grupos. Sendo reformulados drasticamente o e-mail tem suas vantagens como a comunicação a distancia; desvantagens pressão sobre o individuo e afastamento das pessoas, além de ser fonte de mal entendidos. A tecnologia trouxe muitas oportunidades incluindo o uso dos correios eletrônicos e suas regras básicas como texto enxuto e objetivo e texto enviado a muitos destinatários, como outros.
Assim como a tecnologia trouxe o avanço do e-mail, permitiu também a facilidade a partir dos canais formais tais como informações, organograma, eficiência e coordenação; os canais formais podem ser descendentes, ascendentes, horizontais. comunicação informal, inserida, estrutura, grupos, rádio-corredor, propagar rumores, boatos, gestor, atrito, desmentir, informações, esclarecer pontos obscuros.
Do mesmo ponto de vista o desempenho, grupos, equipes, processos, funções, tarefas, relacionamentos, ênfase em tarefas, iniciar a ação, buscar informações e opiniões, dar informações e opiniões, esclarecer e elaborar ideias, resumir, avaliar e medir o progresso das discussões, testar pelo consenso, funções de relacionamento, controlar a participação, ouvir atentamente, estabelecer e manter padrões, harmonizar, encorajar a participação, dar feedback, receber feedback são eficácias de reuniões de trabalho.
...