O DIAGONÓSTICO DA EMPRESA LOJAS RENNER S/A.
Por: crica lu • 16/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.216 Palavras (17 Páginas) • 479 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Tecnologia – Ipiranga
Gestão Comercial – Noite
DIAGONÓSTICO DA EMPRESA LOJAS RENNER S/A.
Bruno Morais Souza
Cristina Laurindo Magalhães
Lucas de Souza Mota
Pedro Henrique de Souza Pontes
SÃO PAULO
2018
[pic 2]
INTRODUÇÃO
A Lojas Renner inaugurou seu primeiro ponto de venda em Porto Alegre em 1922. No início das operações, a empresa fazia parte do grupo A. J. Renner e comercializava artigos têxteis. Pouco mais de quarenta anos depois, devido ao seu crescimento, se tornou independente de sua controladora. Logo após, tornou-se uma companhia de capital aberto.
Em 1998, a J. C. Penney Brazil adquiriu o controle acionário da companhia, que já contava com vinte e uma lojas. Em 2005, a controladora optou por vender suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2011 era a décima sexta maior empresa varejista do país, segundo ranking do IBEVAR divulgado em 2012, tornando-se em 2015 a maior loja de departamentos do Brasil.
A Lojas Renner S/A é controladora da Renner e também da Camicado, adquirida em maio de 2011, no segmento de casa e decoração, da Youcom, lançada em 2013, no conceito modelo de loja especializada em moda jovem e da Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A, instituição financeira.
Ao final de dezembro de 2017, a Renner operava com 330 lojas, dessas 3 unidades no Uruguai e a Youcom, com 84 unidades, com metragens de vendas de 599,8 mil m2 e 13,1 mil m2, respectivamente,. A Camicado, por sua vez, contava com 98 lojas, com área de vendas de 42,1 mil m2. Desta forma, a Companhia totalizava 512 lojas e 655,0 mil m2 de área de vendas. Hoje a Lojas Renner é a maior varejista de moda do país, tem uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca superar as expectativas dos clientes.
Em 2017, finalizaram uma etapa importante em investimentos de infraestrutura e, agora, tem uma plataforma tecnológica moderna e atualizada, que servirá como alicerce para integrar a experiência de compra em todos os canais.
Outros projetos importantes incluiram a construção de novos Centros de Distribuição, os quais permitiram operar um novo modelo logístico. Em seguida, evoluíram com a atualização total dos ERPs da Companhia e, no ano que passou, concluí a modernização das plataformas de e-commerce e de produtos financeiros, que estão prontas para oferecer novas funcionalidades e serviços, em linha com as principais referências mundiais.
Todas essas iniciativas também nos permitirão ter uma maior acuracidade e controle dos estoques, promovendo ganhos de produtividade, maior uso de novas tecnologias e, por consequência, melhorar a experiência de compras de nossos clientes.
Esse processo de atualização foi o passo fundamental para oferecerem uma experiência multicanal, alavancada pelo uso de dados, o que aumentará significativamente proximidade com os clientes.
Ainda em 2017, mereceu destaque a entrada em operação da Realize CFI, a instituição Financeira, que apoiará o negócio core de varejo. Através da Realize CFI, passaram a ter mais agilidade e flexibilidade para a gestão do braço financeiro, podendo, inclusive, oferecer novas funcionalidades e serviços aos clientes dos Cartões, gerando maior relacionamento e interatividade com a marca Renner.
PREMIAÇÕES
Outro ponto interessante para destacar essa empresa, são suas premiações:
VOCE S/A
Interbrand (Impulsiona o crescimento de marcas e negócios, empresa internacional) Prêmio de 11° marca mais valiosa do Brasil;
Exame
LINKEDIN Premio:” Top Companies “ - 18º lugar
Valor 1000 – “Melhor Comércio Varejista “
VALOR CARREIRA Entre as 150 Melhores Empresas em “Práticas de Gestão de Pessoas “
|
Também, entre as premiações o Presidente da companhia, José Galló, o executivo também havia sido apontado como melhor CEO do país.
Entre essas e outras vale apontar que na tradicional premiação da Melhores e Maiores da revista Exame, a Lojas Renner foi apontada com Empresa do Ano de 2018.
Além disso, em cenário de fechamento de lojas e crise no varejo, a rede gaúcha abriu 70 unidades (considerando as marcas Renner, Camicado e YouCom), três das quais no Uruguai,
O ranking de Melhores e Maiores é realizado a partir da avaliação de dados levantados de mais de 3 mil empresas. O objetivo é medir o desempenho das empresas anualmente. Após o levantamento, é feita uma comparação dos resultados conforme critérios de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado.
RECONHECIMENTOS
Como resultado das boas práticas, a Companhia, permanecerá integrando a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), em 2018, pelo quarto ano consecutivo.
Desde 2015, a Lojas Renner também é reconhecida pela Dow Jones Sustainability Index – RobecoSAM (DJSI) e, em junho de 2017, tornou-se membro da FTSE4Good. Adicionalmente, a Lojas Renner foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a empresa mais sustentável do setor de varejo, pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
No ano, a Lojas Renner foi mais uma vez selecionada para compor a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE),da B3, sendo a única varejista de moda na carteira. A Lojas Renner também foi reconhecida em 10º lugar no Dow Jones Sustainability Indices - RobecoSAM (DJSI), bem como tornou-se membro da FTSE4Good, carteira internacional, definida por companhia independente pertencente ao Financial Times e Bolsa de Londres, que avalia o desempenho da gestão das empresas em sustentabilidade.
...