O Estudo de caso filme: Maré Vermelha
Por: Tayanne Belo • 31/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.563 Palavras (7 Páginas) • 192 Visualizações
Disciplina: Controladoria
Estudante: Tayanne de Andrade Belo Turma: IBE12061 – XEGE64
Professor: Carlos Alberto Silva
Estudo de caso filme: Maré Vermelha
Introdução
A Governança Corporativa é um sistema utilizado pelas organizações composto por um conjunto de processos, costumes, leis, políticas, regulamentos e instituições que regulam como uma empresa é dirigida, monitorada, administrada e controlada. Esse sistema envolve relacionamentos entre diretoria, conselho de administração, proprietários e órgãos de controle.
Os principais princípios da Governança Corporativa são:
Transparência: os clientes, acionistas e fornecedores buscam por fechar negócios com empresas que se dispõe a comprovar sua credibilidade ou empresas que se destacam não apenas por seguir leis e regulamentos, mas quando vão além, ou seja, consideram esse princípio como ação no planejamento da governança corporativa;
Equidade: tratamento igualitário entre todos (sócios e stakeholders). Em outras palavras, devem ser observados seus deveres, direitos, necessidades, interesses e expectativas;
Prestação de contas ou Accountability: compromisso de assumir as consequências de seus atos e omissões; compromisso da organização de informar ao seu público de interesse as ações executadas. Ou seja, a maneira de passar as informações deve ser clara, concisa, compreensível e tempestiva;
Responsabilidade Corporativa: zelar pela viabilidade econômica das organizações, considerando os diversos capitais, financeiro, intelectual, social, ambiental. Responsabilidade corporativa se dá a partir do relacionamento positivo entre a sociedade e o ambiente, ou seja, além do caráter material e financeiro são integrados o capital humano e impacto no meio ambiente.
O filme Maré Vermelha demonstra o desafio dos agentes americanos Capitão Ramsey (CEO) e Imediato Hunter (CFO), que estão no comando do submarino nomeado Alabama. Seu objetivo inicial é atacar o submarino russo que se apoderou de um míssil nuclear para atacar os EUA.
A trama expõe as práticas de Governança Corporativa adotadas pela marinha norte-americana e aplicação de alguns princípios. O capitão Ramsey tem maior tempo de experiência, mas é um líder autoritário e rígido, já o imediato Hunter está em sua primeira missão de campo e é um líder colaborativo e orientativo. Essa diferença de perfil gera conflitos em situações inesperadas entre os dois e consequentemente as tomadas de decisões, que já é uma ação complicada, torna-se pior.
A falta de comunicação adequada entre os dois e a falta de consenso, geram alguns impasses e consequentemente uma divisão de grupos dentro do submarino.
1 – Quais as práticas de Governança Corporativa desenvolvidas pelos 2 executivos chefes – capitão Ramsey (CEO) e o Imediato Hunter (CFO)? Descreva em detalhes quem melhor observa os princípios e atua de forma orientativa e colaborativa?
O capitão Ramsey teve a prática de responsabilidade corporativa e a prestação de contas. Sua ação prezava por um único objetivo, se livrar de possíveis ataques e defender o seu país.
A prática de simulação de exercício de mísseis, que é caracterizado apenas por ser teste, custou a vida de um colaborador na cozinha do Alabama. Isso ocorreu devido o capitão Ramsey agir rigorosamente essa atividade, demonstrando ser uma pessoa extremamente autocrática.
Independente de receber a mensagem completa, que desde o recebimento até a leitura passa por etapas que devem ser seguidas rigorosamente sem quebras, ele queria tomar a decisão de atacar sem o consenso de Hunter. Essas etapas na comunicação que deveriam ser discutidas e aperfeiçoadas.
A governança corporativa flui para a direção, controle e monitoramento das organizações, para isso é necessário existir uma relação entre os sócios, diretores, conselhos de administração e comitês.
No caso do filme, havia regras e leis a serem seguidas desde o início da operação a bordo do Alabama. A diretoria não era mais acessível naquele momento, pois dentro do submarino havia apenas executivos, comitês e colaboradores. Portanto, era preciso que as pessoas envolvidas tivessem ética, lealdade e consenso quanto às normas estabelecidas e suas ações.
Identifica-se que o capitão Ramsey em uma situação optou por seguir regras e em outra não. O imediato Hunter nas duas situações seguiu as regras, mas sempre informando os possíveis riscos ao capitão.
O Imediato Hunter atuou de forma orientativa e colaborativa justamente por acreditar e prezar pela democracia, pois ele está totalmente focado na transparência de informações, mas também seguindo as normas estabelecidas. Ele tem o conhecimento de que as coisas podem mudar e o adversário recuar. Entretanto, durante a trama, ele leva em consideração essa possibilidade e que nem sempre a resposta é atacar.
2 – Identifique todos os principais elementos ou grupos com interesse nas decisões durante o Conflito de Agência que se estabelece naquela situação. Quem, de fato, são os verdadeiros Shareholders e os Stakeholders, quando hipoteticamente tratamos e aplicamos os melhores princípios de gestão para um Estado na forma de uma grande Organização?
Devido ao comandante não dar ouvidos ao imediato, por regra o imediato poderia assumir o poder, caracterizando o conflito de agência.
A Teoria da Agência é um contrato entre o acionista e o executivo, onde o principal é o acionista e o executivo é o agente. Essa teoria busca o conflito de interesse que podem surgir entre eles. O agente é o Hunter e Ramsey, indivíduos motivados pelos seus interesses atende e se compromete a realizar as tarefas para o principal, que é o Estado.
Em outras palavras, a teoria da agência abrange contratos implícitos e explícitos que direcionam os direitos e deveres dos envolvidos e contemplam nesse caso os Shareholders: A população e os contribuintes. Portanto, a marinha funciona de acordo com o seu mecanismo, ou seja, seu comportamento, processos de relações contratuais entre os envolvidos, as equipes e os objetivos.
Com isso, exige-se a necessidade da visão ampliada das situações e seu impacto na sociedade. Portanto, os agentes devem entender quais são os pontos negativos e positivos perante a sociedade e tomar ações e decisões cuidadosamente analisando cada ponto, pois são fatores que na trama do filme, influenciaria diretamente na vida da população.
...