O Modelo de Paper
Por: Elias87 • 27/3/2022 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Importância da Contabilidade de Custo nos Negócios Empresariais
Cleber Soares de Melo Leite
Elias Ricardo Schneider
Jorge Marcelo Machado de Azevedo
Malqueidy Benedita Machado Pinto¹
Marcia Angélica Eslabão Oliveira Ebersol²
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade de Custos surgiu com a necessidade de saber os gastos, rentabilidade ou prejuízo nas operações, dando mais segurança nas tomadas de decisões pelos gestores, segundo Martins (2010) a origem da Contabilidade de Custos deu início com base na Contabilidade Financeira (ou Geral), a mesma surgiu para suprir as necessidades de avaliar os estoques, devido ao surgimento da Revolução Industrial por volta do século XVIII.
Conforme Martins (2010, p. 19),
“Até a revolução industrial (século XVIII), quase só existia a contabilidade financeira (ou geral), que, desenvolvida na era mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. Para apuração do resultado de cada período, [...] o contador verificava o montante pago por item estocado, e dessa maneira valorava as mercadorias.”
A Contabilidade Financeira era o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas (Estoque Inicial + Compras – Estoque Final = Custo da Mercadoria Vendida (CMV)), confrontando esse montante com as receitas líquidas obtidas na venda, chegando ao lucro bruto (Receita Líquida de Vendas – Custo da Mercadoria Vendida = Lucro Bruto ) ficando Lucro Bruto – Despesas = Lucro Antes dos Impostos.
Este trabalho tem como objetivo a importância da Contabilidade de Custos das informações que servirão para as tomadas de decisões de uma empresa: planejamentos, determinando custos de produção, serviços e etc...
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As empresas, diante o quadro mundial devem saber distinguir os seus tipos de custos na sua operação conforme diz Martins (2018, p. 11):
“Pela própria definição de custo, podemos entender, ainda mais sabendo da origem histórica, por que se generalizou a ideia de que contabilidade de custos se volta predominantemente para a indústria.
É aí que existe a produção de bens e onde a necessidade de seu custeamento se torna presença obrigatória.
Em inúmeras empresas de serviços, todavia, passou-se a utilizar seus princípios e suas técnicas de maneira apropriada em função da absoluta similaridade de situação, principalmente nas entidades em que se trabalha por projeto (empresas de engenharia, escritórios de auditoria, de planejamento etc.).”
Suas despesas Megliorini (2011, p. 17) cita que:
“as despesas são consideradas esforços realizados para gerar a receita e administrar a
...