O Objetivo da Contabilidade é controlar as contas físicas e jurídicas
Por: Fernanda Bonetto • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Contabilidade
O objetivo da Contabilidade é controlar as contas físicas e jurídicas, e todas as movimentações da empresa e é registrado em forma de relatório. E também é o responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e tem como objetivo analisar as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio.
Através do estudo contábil é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, só assim podemos apurar se a empresa está no lucro ou no prejuízo em um determinado período.
A contabilidade foi divida em três partes para melhor entendimento, são eles:
- Orientação: Para termos a essência da contabilidade precisamos fornecer as informações uteis para entender, compreender a elaboração dos relatórios contábeis (balanço patrimonial e a demonstração de resultados).
- Controle: É o processo realizado pelas empresas para controlar e administrar os planos e os objetivos traçados pela politica da empresa.
- Registro: É necessário para que aja o controle e os relatórios econômicos e financeiros da empresa seja registrado em livros.
Patrimônio
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e de obrigações vinculados a uma empresa. Pode ter constantes mudanças dentro de um período, e também é um objeto de estudo da contabilidade.
O patrimônio é tudo o que a pessoa tem de bens e direitos e tudo o que a pessoa deve obrigações. Para a contabilidade é as únicas contas a ser avaliado como moeda. Os bens e direitos da empresa constituem a parte positiva do patrimônio classificada como Ativo.
As obrigações representa a parte negativa da empresa e é classificada como Passivo.
A Bunge Alimentos S.A tem um patrimônio estimado em |
R$ 1.50.0,0 (um milhão e quinhentos mil reais) em imóvel predial (estrutura física), móveis, veículos, equipamentos de produção diversos, que gera a receita principal da empresa mensalmente.
Bens
Bens é tudo o que tem valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, para satisfazer a necessidade das pessoas e das empresas. São classificados em quatros tipos: Bens móveis, bens imóveis, bens tangíveis e os bens intangíveis e fazem parte do Ativo (Patrimônio Bruto).
Direitos
São os recursos da empresa que tem a receber como um valor referente a uma venda faz parte da conta de Ativo (patrimônio Bruto). Exemplos: Duplicata, salários, alugueis, contas e tributos a receber.
Obrigações
As obrigações são as dividas que a empresa tem a pagar para terceiros. Essa conta é um Passivo da empresa. Exemplos: Salários, alugueis, fornecedores, duplicatas e impostos a pagar.
Patrimônio Liquido
O patrimônio liquido faz parte da conta Passivo (obrigações) mais tem uma natureza especial onde faz parte da obrigação e direitos dos acionistas ou sócios da empresa. O patrimônio liquido é tudo o sobra de pois de pagar todas as contas (dividas da empresa) e é chamado de riqueza efetiva.
...