O papel das contas
Resenha: O papel das contas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinexavier • 29/10/2013 • Resenha • 505 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
As contas são todos os movimentos de crédito e débito na entidade, ou seja, as dívidas ativas (bens e direitos), passivas (obrigações) e patrimônio líquido, com finalidade em registrar as movimentações transcritas no livro diário, através dos fatos contábeis de cada conta, com data da operação, valor do débito, valor do crédito, saldo e o histórico da ocorrência em um sistema contábil, conforme exemplos abaixo:
Função das contas
A função das contas está em registrar e expor os bens, direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros e prejuízos decorrentes da atividade da empresa.
Teoria Patrimonialista
A teoria patrimonialista estabelece que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e sua finalidade é o controle do patrimônio, representa a situação estática, ou seja, o patrimônio (os elementos ativos e passivos), que são os bens, direitos, obrigações com terceiros (PE) e o Patrimônio Líquido (PL).
Plano de contas
Plano de contas, primeiramente, deve atender à legislação fiscal e conter as informações necessárias para os administradores e demais usuários. O plano de contas deverá possuir flexibilidade suficiente para atender às mais diversas necessidades, como: contabilidade geral, gerencial, de custos, rural, entre outras.
Importância do plano de contas
Imposto pela Lei nº 6.404/76 o plano de contas é de fundamental importância, pois estão lançados todas as contas e fatos contábeis em detalhes específicos e padronização para a contabilização através de processos mecânicos ou processos eletrônicos.
Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades de atividade da empresa.
Contas de Resultados
São os demonstrativos de resultados dos registros das receitas e despesas, lançadas anualmente.
Receitas: registram as receitas decorrentes das vendas de bens e serviços e de receitas decorrentes de outras operações, como: vendas de mercadorias, descontos obtidos em pagamentos, juros recebidos de vendas a prazo, aplicações financeiras, etc.
Despesas: registram os gastos referentes às comercializações dos produtos, serviços e mercadorias, para atender aos objetivos da empresa.
Custos das mercadorias vendidas e custos dos serviços prestados: registram os custos de aquisição tanto das mercadorias como dos serviços para serem confrontados com os valores das vendas e de receitas da prestação de serviços.
1 ATIVO.
1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.1.1 Caixa
1.1.1.01 Caixa Geral
1.1.2 Bancos c/Movimento
1.1.2.01 Banco A
1.1.3 Contas a Receber
1.1.3.01 Clientes
1.1.3.02 Outras Contas a Receber
1.1.3.09 (-) Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa
1.1.4 Estoque
1.1.4.01 Mercadorias
1.1.4.02 Produtos Acabados
1.1.4.03 Insumos
1.1.4.04 Outros
1.2 REALIZÁVEL EM LONGO PRAZO
1.2.1 Contas a Receber
1.2.1.01 Clientes
1.2.1.02 Outras Contas
...