TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA CONTABILIDADE

Tese: ORIGEM DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Tese  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Curso de Ciências Contábeis em Teoria da Contabilidade

TEORIA DA CONTABILIDADE

GRACIANE RODRIGUES DE SOUSA RA: 352127

KARLINE RODRIGUES DA SILVA RA: 355206

LEIDIANE FEITOSA RODRIGUES RA: 366995

MARIA FÉLIX FERREIRA SANDES RA: 392894

VANJO JOSÉ DE OLIVEIRA RA: 352565

Araguaína - TO

Novembro - 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Curso de Ciências Contábeis em Teoria da Contabilidade

TEORIA DA CONTABILIDADE

GRACIANE RODRIGUES DE SOUSA RA: 352127

KARLINE RODRIGUES DA SILVA RA: 355206

LEIDIANE FEITOSA RODRIGUES RA: 366995

MARIA FÉLIX FERREIRA SANDES RA: 392894

VANJO JOSÉ DE OLIVEIRA RA: 352565

Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional, como requisito de conhecimento da disciplina de Teoria da Contabilidade sobre a orientação da professora Maria Juliana Leite Kirchner.

Araguaína - TO

Novembro - 2012

INTRODUÇÃO

A Teoria da Contabilidade, sua evolução e suas tendências. O propósito é analisar a relação existente, em especial enfocar a importância das Informações Contábeis e os usuários delas, sempre ciente do processo de normatização e harmonização de Normas e Princípios Contábeis.

A Contabilidade é vista como um componente social desde os primórdios, uma vez que se vincula à sociedade acabando a evoluírem juntas. Por outro lado, por ser uma ciência social, a Contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sócio-político-econômicas, sem prejudicar seu propósito que é atender bem a todos os usuários da Informação Contábil.

A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, o gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios; a prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato; mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.

Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. Sabendo que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O surgimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou o registro de informações sobre negócios.

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Em Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano. E CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. O período moderno foi a fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período:em 1453, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. O Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche", inicia a nova fase; e Fábio Bésta, escritor veneziano.

OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com