OS Custos Diretos e Indiretos
Por: iraides • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.803 Palavras (16 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTAO INDUSTRIAL
[pic 3]
Porto Alegre do Norte
2014
GESTAO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao curso ciências contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Interdisciplinar Individual.
Orientador: Prof°(s): Fabio Rogério Proença, Valdeci da Silva Araujo,Regiane Brignoli, Merris Mozer,Paulo Kiyoshi Nishistani..
Tutor eletrônico: Rosana Amarilha de Castro;
Tutor de sala:
Porto Alegre do Norte
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Definições Conceituais 6
2.1Sistemas de Acumulação de Custos..................................................................................................6
2.1.1Custeio Variável 6
2.1.2Custeio por Absorção. 6
2.1.3 Custos Diretos e Indiretos 7
2.1.4 Custos Variáveis e Fixos 7
2.1.5 Rateio dos Custos Indiretos 8
2.1.6 Produtos em Processo 8
2.1.7 Produtos Prontos 8
2.2 Unidades Equivalentes de Produção 9
2.3.1 Formação do Preço de Venda com Base nos Custos 9
2.3.2 Formação do Preço de Venda com Base no Mercado 10
2.4 Impostos sobre Venda 10
2.4.1 IPI sobre Faturamento 10
2.4.2 Impostos sobre Venda 11
2.4.3 Contribuições sobre Venda 11
2.5 Análise Custo/Volume/Lucro 11
2.5.1 Margem de Contribuição 12
2.5.2 Ponto de Equilíbrio 12
2.6 Importância de um Sistema Integrado para gerar Informações...................................................14
3 Conclusão........................................................................................................................................15
Referências........................................................................................................................................16
- INTRODUÇÃO
A Gestão Industrial é muito importante para o curso de ciencias contabeis, este nos proporciona melhor entendimento, que irá nos ajudar no decorrer do nosso trabalho para com nossos clientes.
Pois gera informações para apoio a tomada de decisões, ppossibilitando medir o desempenho de sua industria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas.Através deste recurso é possivel conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria.
O Sistema de Acumulação dos Custos é a representação da forma com que os custos são transferidos aos produtos e serviços.Já o Custeio por Absorção todos os Custos de Produção, variáveis ou fixos são incluidos no cálculo do Custo Unitário do Produto e o Custeio Variável é bem distinto do que se apresenta no Absorção, nele somente os Custos Variáveis de Produção são incluidos nos Custos de Produção.
Os Custos são divididos em:Custos Diretos que são aqueles que pode ser diretamente apropriado aos produtos, basta apenas ter uma unidade de medida de consumo, Custos Indiretos não oferece condição de uma medida objetiva,eles somente podem ser apropriados por sua própria definição de forma indireta aos produtos, ou seja usando um critério de rateio ,Custos Variáveis são os Custos que guardam relação direto com a quantidade produzida.Custos Fixos são aqueles que não variam no período independentimente da quantidade produzida.
Produtos em processo é aquele que cujo a fabricação foi iniciada no mês, mas não foi concluída até o último dia do mês.Já os produtos prontos são aqueles que já estão pronto para venda.
O Preço de Venda pode ser definido sob diferentes perpectivas, porém,na maioria dos casos diretamente relacionados com conceitos de custos e demais itens relacionado a Contabilidade Gerencial.Entre os conceitos, iremos comentar dois:Formação do Preço de Venda com Base no Custos e com Base no Mercado.
Argumentaremos sobre os Impostos sobre Vendas, o IPI sobre Faturamento e as Contribuições sobre as vendas.
A Análise custo/volume/lucro é uma ferramenta da contabilidade gerencial que objetiva gerenciar o melhor desempenho das empresas e conduz a importantes conceitos como:Margem de Contribuição, Ponto de Equilibrio e Margem de Segurança.Falaremos também sobre a importância de um sistema integrado para gerar informações.
- DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
2.1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
Representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. Uma vez calculado os custos de cada centro de custos, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços.
Então, basicamente o esquema de trabalho na apuração dos custos será:
1)Determinar os custos diretos e contabiliza-los aos respectivos centros.
2)Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.
3)Transferir os custos assim determinados(1e2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Esta transferência será debitada á conta especifica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos). Os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.
...