Origem da Contabilidade
Por: nellelima1 • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 867 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
A HISTORIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é bem antiga e possui relação com a história da humanidade, sendo relacionada as primeiras necessidades sociais de proteger as posses e propriedades e perpetuar esses bens materiais para alcançar diversas finalidades.
A pré-história se refere ao período que vai do surgimento do primeiro homem até o início da escrita, a sociedade letrada é marcada no que se chama de história. Foi na fase do período neolítico, da pré-história, que os primórdios da humanidade descobriram a agricultura e a pecuária, mas foi a partir da escrita que o homem passou a organizar essas atividades e atribuir valor econômico a elas.
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a história e evolução da contabilidade considerando a sua origem a partir da necessidade de registrar as atividades econômicas e financeiras desde o início das primeiras civilizações humanas até os dias de hoje.
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A organização econômica que surgiu nas primeiras civilizações letradas era relacionada a ocupação do solo, que a partir do surgimento de leis escritas e codificadas, passaram a dividir as propriedades e criar as riquezas individuais. Essas propriedades que foram representando as riquezas na época, eram passadas como heranças para os filhos ou parentes, e não dissolvidas, essas heranças eram chamadas de patrimônios.
A origem da contabilidade tem relação com os primeiros registros, e marca o inicio da Contabilidade Antiga, onde há indícios históricos, que demonstram que as primeiras cidades comerciais Fenícias exerciam atividades de troca e venda e os comerciantes acompanhavam as variações de cada transação efetuada, realizando registros simples ou relatórios dessas atividade comerciais. A medida em que esses bens aumentavam, a quantidade dos valores aumentava e essas informações não eram memorizadas facilmente, requerendo cada vez mais registros. Esses registros permitiram ao homem compreender as possibilidades de uso, consumo e produção. As administrações particulares desses negócios foram exigindo cada vez mais controle por meio de registros, e nesta época, não existiam compras, vendas e trocas em prazos, todas eram feitas a vista e os povos antigos usavam ramos de árvores assinalados para provar a quitação das dívidas, o desenvolvimento do papiro (o papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo foi facilitando ainda mais o registro desses negócios. As operações econômicas foram se tornando mais complexas e seu controle passou a ser cada vez mais refinado, por meio de escritas que traziam receitas de caixa especificando as rendas e os lucros, os salários, as perdas e as diversões, como as escritas governamentais de Roma, no período republicano.
Em 1202 é publicado na Itália o livro Liber Abaci de Leonardo Pisano, um livro histórico sobre aritmética, introduzindo a numeração árabe e esclarecendo a função desses números e dando destaque ao zero, sendo disseminado na Europa e no norte da África, dando início a Contabilidade Medieval. Nessa época, as pessoas estudavam técnicas matemáticas, pesos, medidas, câmbios, evoluindo cada vez mais nos conhecimentos comerciais e financeiros. A idade Média foi um período marcante na história da contabilidade, sendo denominado de Era técnica, por causa das diversas invenções como o moinho de vento, a bússola e outros instrumentos que possibilitaram os avanços nas atividades de navegação. O sistema de mineração e da metalúrgica aperfeiçoaram as atividades produtivas, e todo esse desenvolvimento das atividades de contabilidade neste período foram frutos das necessidades geradas com o aparecimento do capitalismo .Na Idade média, houve ainda mais inovações nas atividades de contabilidade com a introdução dos governos
...