Origem da contabilidade
Por: Paula Moreira • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA - ETEC EMBU
CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA PAULA DOS SANTOS MOREIRA
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
EMBU DAS ARTES – SP
2015
ANA PAULA DOS SANTOS MOREIRA
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
Trabalho de pesquisa apresentado à matéria de Processos Organizacionais Contábeis, para complementação da menção semestral.
Orientadora: Rosangela Oliveira.
EMBU DAS ARTES – SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ORIGEM DA CONTABILIDADE
ESCOLA ITALIANA
ESCOLA AMERICANA
A CONTABILIDADE NO BRASIL
LUCA PACIOLI
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de esclarecer o surgimento e desenvolvimento com o tempo da contabilidade. Aprender o conceito e sua devida história facilita a compreensão da mesma. Por que ela existe, qual a importância dela? E como isso se mostra no nosso dia-a-dia?
Essas e outras perguntas serão consideradas no conteúdo deste trabalho.
ORIGEM DA CONTABILIDADE
A Contabilidade não surgiu por força de lei de natureza fiscal ou societária, surgiu com base em princípios filosóficos ou com base em regras pré-estabelecidas. Ela surgiu muito mais, como método que ordenava valores, mostrava a evolução do patrimônio, media resultados e por final, mantinha o próprio escriturador (dono/criador) e usuários informados daquilo de que necessitava.
O surgimento e a evolução da contabilidade confundem-se com o próprio desenvolvimento da humanidade. Nesse contexto, os estudos sobre as civilizações da Antiguidade nos mostram que o homem primitivo já “cuidava da sua riqueza”, através, por exemplo, da contagem e do controle de seu rebanho. Porém, alguns estudiosos fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência das contas e os primeiros exemplos completos de contabilidade rudimentar, à aproximadamente 4000 a.C. na civilização sumério-babilonense.
A contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso à revolução industrial, são marcos da nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil. O desenvolvimento da contabilidade em toda a sua história esteve intimamente ligado ao desenvolvimento econômico e às transformações sociopolíticas e socioculturais experimentais em cada época. O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial da ao mesmo tempo em que as atividades econômicas foram se tornando mais complexas.
Podemos delimitar a evolução da contabilidade em duas grandes escolas: a italiana e a norte-americana.
ESCOLA ITALIANA
Após o surgimento do método das partidas dobradas (século XIV), e sua divulgação em 1494, através da obra de Luca Pacioli, a chamada “escola italiana” teve impulso e se espalhou pela Europa. A escrituração contábil ganhou relevância, fazendo com que os registros patrimoniais e os métodos da avaliação se desenvolvessem enormemente.
ESCOLA AMERICANA
Diversas organizações norte-americanas ligadas à pesquisa e desenvolvimento de normas e procedimentos de contabilidade, como a American Accounting Association (AAA) e o Financial Accounting Standards Board (FASB), muito contribuíram para o amadurecimento da ciência contábil. A escola norte-americana, além de aperfeiçoar as técnicas de registro advindas da escola italiana, também aprimorou as técnicas de auditoria desenvolvidas pelos ingleses.
A CONTABILIDADE NO BRASIL
No Brasil, a contabilidade é baseada na legislação, e por volta de 1754, ainda como colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil, quando foi autorizada a criação do curso “Aula de Comércio”, supervisionado pela junta de comércio em Lisboa. Ao longo do tempo, a contabilidade foi se aperfeiçoando e se aprimorando cada vez mais, até chegar à Lei 11638/07 das sociedades por ações, que permanece até os dias de hoje, e também à Lei 11638/07 que converge o Brasil para as normas internacionais de contabilidade.
LUCA PACIOLI
Luca Pacioli nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.
Pouco se sabe da sua infância, exceto que recebeu a sua educação em um matemático Domínico Bragadino, e do seu amigo mais velho Piero Della Francesca (com quem, alguns anos mais tarde, tiveram uma disputa devido a ter plagiado alguns dos seus trabalhos).
Proveniente de uma família pobre, o futuro de Pacioli avizinhava-se pouco promissor. Juntou-se a um mosteiro de Franciscano em Sansepulcro e tornou-se num aprendiz de um homem de negócios local. O jovem Pacioli cedo abandonou as suas aprendizagens para ir trabalhar como matemático para uma escola.
Pacioli e o seu amigo Piero della Francesca foram para Appenines, onde Francesca conseguiu que Pacioli tivesse acesso à biblioteca de Frederico, Conde de Urbino. A coleção de cerca de 4000 livros permitiu-lhe aumentar os seus conhecimentos em matemática.
Francesca apresentou Pacioli a Leon Baptist Alberti, que se tornou seu novo mentor e levou Pacioli para Veneza onde lhe arranjou um cargo como tutor dos três filhos de Antônio de Reimpose, um rico mercador.
Durante esse tempo, no ano de 1470, Pacioli escreveu o seu primeiro manuscrito sobre álgebra, o qual era dedicado aos três filhos de Reimpose. Tinha nesta altura, 25anos.
...