Os Sistemas e Rotinas de Backup
Por: Daniel Stolben • 23/6/2020 • Artigo • 2.571 Palavras (11 Páginas) • 140 Visualizações
SISTEMAS E ROTINAS DE BACKUP
ALINE CRISTINA MARQUES BRAGANTE
DANIELA SAMARA SCHWINGEL
DANIEL STOLBEN
DJENIFER FREY
JULIA MARIA HAMERSKI COSTA
RESUMO
O Backup é uma ferramenta eficaz, desenvolvida para armazenamento de dados e informações que são produzidos por organizações, que utilizam da Tecnologia da Informação (TI). Para garantir que o Backup, esteja sendo realizado de uma forma correta, deve-se seguir rotinas e estratégias, pois mesmo que o processo de armazenamento tenha um período de tempo definido para seu início, é necessário que todas as cadeias de informações estejam atreladas, para que seu objetivo de cópia e segurança de dados seja atingido. O processo de Backup, torna-se simples desde que amparado por um software, aplicativo ou plataforma, que forneça ao usuário uma sequência de dados para que o mesmo possa concluir o armazenamento. Porém há um impasse, a dificuldade de compreender o sistema e elaborar uma rotina de backup e/ou nas empresas onde apenas uma pessoa está habilitada a faze-lo ou então que compreenda a forma do sistema funcionar e assim apenas ela seja responsável por todo o backup da rede, assim criando a desconfiabilidade dos dados armazenados.
Palavra-chave: Backup. Armazenamento de dados e informações.
- INTRODUÇÃO
De acordo com Moraes (2007, p. 14):
Backup é um termo em inglês que quase sempre é traduzido como cópia de segurança, porém o backup nem sempre é seguro. São necessárias estratégias para manter a integridade, confiabilidade e disponibilidade do backup.
O Backup nada mais é do que um processo de cópia fiel de dados, que deve ser criada e armazenada em local seguro para garantir a possível recuperação de dados, caso ocorra uma perda significativa ou desastres.
Quando não existe uma rotina de backup dos arquivos, com o passar dos dias, surgem lacunas de dados, e a falta dos mesmos prejudica a cadeia de informações, podendo provocar a infidelidade dos dados processados em backup.
O backup tem a função de realizar uma cópia dos arquivos, garantindo que estes não se percam. Desta maneira, caso o aparelho eletrônico sofra algum pane, nada do que estava armazenado será perdido.
- DESENVOLVIMENTO
Com as altas tecnologias surgindo e inovando-se dia após dia, é comum pensarmos que todas as informações que estão sendo armazenadas nos computadores, smartphones, dentre diversos outros aparelhos eletrônicos, estejam protegidas com total segurança. Porém sabe-se que a realidade não é bem assim.
Segundo Cardoso, G e Cardoso, V (2012, p. 15):
À medida que o número de informações cresceu, foi possível detectar problemas para o denominado sistema de arquivos ou sistema tradicional de arquivos. Dentre as dificuldades encontradas estavam os dados separados e isolados, detalhe que dificultava o acesso quando era feita uma consulta com dados relacionados, sendo necessário um bom programa que manipulasse esses dados para a solução.
“Antes de se fazer o backup, é necessário fazer a classificação da informação, com atributos, como permissões de acesso, data, tempo de retenção, local de armazenamento. (PLANEJAMENTO de Backup de Dados de Moraes, 2007, p. 39). ”
O Backup, exige de seus usuários, uma postura organizada e que os mesmos regrem-se a efetuar o backup rotineiramente, garantindo aos dados, sequencia de informação.
Para Cardoso, G e Cardoso, V (2012, p 20)
O armazenamento de dados em um sistema de banco de dados, eles devem ser dispostos de forma que sigam regras e tenham uma representação coerente com os conceitos descritos. Para isso, devemos utilizar ferramentas conceituais. O modelo de dados é o conjunto dessas ferramentas.
2.1 TIPOS DE BACKUP
Para evitar que diversos problemas com perdas de quaisquer tipos de documentos ocorram, torna-se indispensável ter um bom sistema de backup. Existem muitos tipos de backups, como:
- Backup Online
Permite a execução do backup, mesmo com o sistema em operação. Os usuários podem utilizar a aplicação e/ou a base de dados e executar ações normais, tais como a atualização e a recuperação dos dados com o sistema funcionando normalmente.
- Backup Offline
É feito quando o sistema não está em operação. Os usuários não podem conectar a uma aplicação ou à base de dados e nesse período não haverá nenhuma atividade no sistema, exceto o processo de backup.
- Backup Full ou Completo
O mais básico e completo tipo de backup é o full. Esse tipo de backup faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD
A principal vantagem de realizar um backup completo durante cada operação é que uma cópia completa de todos os dados está disponível em um único conjunto de mídia.
No entanto, as principais desvantagens são que leva mais tempo para executar um backup completo do que outros tipos (10 vezes ou mais), e requer também mais espaço de armazenamento, já que todos os dados são armazenados a cada backup realizado.
- Backup Incremental
O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup. Podendo ser um backup full, diferencial ou incremental.
O benefício de um backup incremental é que será copiada uma menor quantidade de dados do que um completo. Esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento, pois ele irá apenas coletar os dados que foram modificados e o salvará junto dos backups mais antigos.
Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento, já que o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha.
- Backup Diferencial
A operação de backup diferencial é semelhante a um backup incremental. Na primeira vez em que é realizada, irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior. No entanto, cada vez que é executado após o primeiro backup, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup.
O backup diferencial armazena os dados alterados desde o último backup full. Ele irá armazenar mais dados do que o incremental. Isso exigirá mais espaço e tempo de backup que os backups incrementais. Por outro lado, a recuperação dos dados tende a ser mais rápida do que o backup incremental pois só é necessário o último backup diferencial e o último backup full.
...