Plano de contas e contas
Tese: Plano de contas e contas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marybarradas • 1/6/2014 • Tese • 3.004 Palavras (13 Páginas) • 530 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Laboratório de Gestão Contábil
Integrantes: - Carlos Fábio Bastos- RA 327041
- Isabelly Batista de Oliveira- RA 301837
- Maria José Barradas da Silva- RA 327073
- Kelorem Surama Farias Mendes- RA 330292
- Cesar Augusto do Nascimento Correia- RA 308382
Professor: Me. Hugo David Santana
Ananindeua, 27 de Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a como abrir uma empresa, dos dados e documentos que precisa como contratar funcionário, mostraremos o Plano de Contas e os Lançamentos Contábeis e também a Folha de Pagamento.
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
-Definição do Tipo de Empresa- Empresário (Individual), Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Simples Limitada
- Tipos de Participação- Sócio-administrador, Sócio-quotista
Nome Fantasia- Este nome é o nome inventado para a empresa e é por este nome que a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado
Nome Empresarial- No caso de Empresário Individual, será adotado o nome civil do titular. Esse nome pode ser por extenso ou abreviado, não podendo abreviar o último sobrenome, nem excluir qualquer dos componentes do nome. No caso de Sociedade Empresária Ltda, o nome empresarial é constituído por uma Razão Social ou por uma Denominação Social. A Razão Social é o nome civil completo ou abreviado de um dos sócios, acrescido de "& companhia", ou "& CIA", para indicar a existência de outros sócios.
Capital Social- O capital social é a primeira fonte de recursos da empresa em moeda corrente. É o valor que a empresa utilizou para iniciar suas atividades e enfrentar suas primeiras despesas, como compra de equipamentos, matéria-prima, instalações, divulgação etc.
Atividades- Uma empresa pode ter tantas atividades quantas quiser. Alguns setores, como por exemplo, os serviços de turismo, não podem trabalhar com mais de um ramo de atividade. Os ramos de atividades são: Indústria, Empresas que trabalham com a produção de bens, Comércio Atacadista, Empresa que trabalha com venda de mercadorias, para empresas que revenderão os produtos. Comércio Varejista, Empresa que trabalha com venda de mercadorias diretamente ao consumidor final.
- Cópias de Documentos
- Cópia autenticada do RG e CPF do titular, no caso de Empresário Individual, ou do(s) sócio(s)–administrador(es), em caso de Sociedade.Também são aceitas cópias de documentos de conselhos profissionais e carteiras de habilitação. Autenticada significa que a cópia do documento deve ter o reconhecimento de algum cartório ou tabelionato.
- Cópia do comprovante de endereço da empresa.Este documento será utilizado para a emissão do Alvará de Funcionamento.
Existem basicamente dois tipos de alvarás: -Alvará de Localização, Alvará de Ponto de Referência –
Registro do Contrato Social ou do Requerimento de Empresário
O Contrato entre os sócios é o instrumento que regerá a empresa, mostrando as responsabilidades, direitos e deveres de seus membros e de terceiros. Algumas cláusulas são obrigatórias, outras facultativas. O Contrato Social também faz referência aos dados cadastrais da empresa e das pessoas que compõem a sociedade, bem como as atividades que serão desenvolvidas pela mesma. Um contrato de Sociedade Empresária Limitada deverá ser registrado na Junta Comercial do Estado. Por sua vez, o contrato de Sociedade Simples Limitada é registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas. Já o Requerimento de Empresário é o documento que substitui o contrato social para o tipo de empresa Empresário e, o seu registro, também é realizado na Junta Comercial.
Contrato Social- Para constituir a empresa na Junta Comercial, o empreendedor deverá reunir toda a documentação abaixo, pagar as taxas de registro e encaminhá-los no protocolo da Junta Comercial. É importante contar com a orientação de um profissional ao elaborar o contrato que deve atender às exigências do Código Civil
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ0- O CNPJ é um cadastro expedido pela Receita Federal. Toda Pessoa Jurídica (empresa) é obrigada a inscrever-se. Sem o CNPJ, a empresa está impedida de abrir conta bancária, realizar compras de fornecedores, emitir nota fiscal, participar de licitações, obter alvará e os demais registros.
Inscrição Estadual e Municipal- A Inscrição Estadual é expedida na Secretaria Estadual da Fazenda e é obrigatória para empresas de comércio, indústrias e serviços de telefonia, distribuição de energia elétrica, transportes interestaduais e intermunicipais.
Registro do Alvará- O penúltimo passo é a inscrição da empresa na Prefeitura do Município para fins de obtenção do Alvará de Funcionamento.
Etapa 2
Contratação de funcionário
Para contratar um funcionário precisamos primeiramente passar um pente fino na vaga que está aberta. Saber qual o perfil, as competências e as necessidades da empresa. Depois, definir os setores a serem mapeados, perfis profissionais que tenham aderência ao que você busca. Selecionar não mais que 3 finalistas que devem ser entrevistados e validados por todas as áreas que manterão relacionamento com eles no futuro. Uma vez aprovado o candidato ideal, é necessária uma checagem de referências completas do profissional, além de uma avaliação comportamental e psicológica, para minimizar erros possíveis.
Como Contratar funcionários
Antes de iniciar qualquer relação de trabalho, o empreendedor deve saber quais são os direitos e obrigações do empregado
...