Por que uma empresa deve estabelecer e manter a contabilidade
Tese: Por que uma empresa deve estabelecer e manter a contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruno6902 • 10/11/2013 • Tese • 951 Palavras (4 Páginas) • 474 Visualizações
1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?
R - Porque a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastrro bancário e financiamentos), etc.
2 - Como a empresa deve proceder para manter sob permanente controle, acompanhamento e avaliação a sua atividade empresarial, os resultados econômicos e o patrimônio?
R - A empresa deve, inicialmente, com a assessoria de um escritório de contabilidade, organizar e manter seu sistema contábil, com o objetivo de controlar e registrar as variações econômicas, financeiras e patrimoniais do empreendimento, obtendo a partir desses registros, todas as informações gerenciais úteis para a análise e a tomada de decisões. A contabilidade permite a padronização de procedimento e de parâmetros econômico-financeiros, facilitando uma melhor e mais correta avaliação da situação e do desempenho da empresa. Além disso, somente por intermédio da contabilidade a empresa pode se mostrar oficialmente para os agentes com os quais se relaciona, ou seja, o Estado/Governo (que cobra impostos e emite leis e regulamentos), os credores (que concedem empréstimos e financiamentos e analisam riscos), os clientes (que compram os produtos ou usam os servi;cos da empresa, exigindo qualidade e preços adequados), os concerrentes (que acompanham as estratégias e pol;iticas para se tornarem mais eficientes), os fornecedores (que vendem seus produtos e querem certeza de pagamento), os sócios ou acionistas (que investem recursos e querem remuneração compensatória), os administradores (que dirigem o negócio), os parceiros, em fim o mercado de uma maneira geral. Essa comunicação com o mercado se torna mais clara nos casos em que a empresa é obrigada, por lei, publicar seus balanços periódicos, tornando-se do conhecimento de toda a sociedade.
3 - Além da contabilidade formal, de que instrumentos gerenciais a empresa ainda necessita para gestão e controle de sua atividade?
R - Dependendo das características de cada empresa e conforme suas necessidades e a relação custo/benefício, a empresa pode instituir, a seu critério, os controles complementares que deseja, inclusive no sentido de auxiliar o serviço de contabilidade.
O conjunto desses instrumentos complementares é chamado comumente de contabilidade gerencial, ou seja, destina-se exclusivamente ao uso interno dos gestores, diferentimente da contabilidade geral que se destina não só ao uso interno, mas tabém ao mercado como um todo.
4 - Que utilidade tem o acompanhamento mensal das vendas da empresa?
R - O ideal é que o acompanhamento das vendas seja diário, para que o gestor possa, a cada dia, conciliar o movimento de vendas a prazo, venda a vista, entrada de caixa e saída de estoque, tendo condições assim, de, no mesmo dia, identificar a origem de eventuais divergências e regularizá-las em tempo hábil. O acompanhamento das vendas, seja diário, semanal, mensal,etc., permite oa gestor verificar as oscilações no faturamento e diagnósticar com mais rapidez as suas causas, por exemplo: queda nas vendas (causas prováveis: oferta de produtos ou servi;cos de melhor qualidade pelos concorrentes; mau atendimento; preço elevado, diminuição do poder aquisitivo dos clientes; novos produtos no mercado, proibição legal de venda etc); aumento de vendas (causas prováveis: bom atendimento, produtos e serviços de boa qualidade, preços compensadores, elevação do poder de compra dos clientes, etc).
5 - Qual a vantagem do controle de estoque e apuração dos custos da mercadoria?
R - O controle
...