TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preprojeto

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 17

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA

Francisco Aldo Ferreira Alves

Francisco Raimundo de Souza Junior

José Osmar Vitalino

Resumo

 O mercado encontrasse disputado, tem nos mostrado os problemas financeiros das sociedades empresariais. O artigo é direcionado à gestão financeira onde propõe a utilização de um modelo adaptado de Fluxo de Caixa para evidenciar o controle de entradas e saídas de recursos, procurando um equilíbrio financeiro como fator relevante na tomada de decisão. Fala-se também uma ferramenta de controle financeiro para contribuir com a gestão das empresas. Um modelo habituado de Fluxo de Caixa permite uma antecipação das necessidades ou sobras de caixa, que ajuda o administrador  a direcionar o seu negócio. A análise compreende, além do controle de entradas e saídas dos recursos, a antecipação de caixa para períodos futuros. Assim, o empreendedor poderá acompanhar em tempo antecipado as ocorrências efetivadas. Após o controle de caixa existente, indica-se um modelo ajustado de Fluxo de Caixa que atenderia às necessidades de controle, orçamento e planejamento das empresas. O artigo apresenta um modelo de Fluxo de Caixa que orienta ao gestor um olhar vasto das atividades da organização, pois projeta as entradas e saídas do caixa que afetam diretamente o estado financeiro e permite prever  as operações a serem realizadas pelas mesmas, facilitando análise e decisão que compreendem os recursos financeiros, escolhendo o uso de recursos menos custoso, como também utiliza as disponibilidades da forma mais lógica.

1 Introdução

Uma importante ferramenta para administrar, e talvez seja a mais importante seja o fluxo de caixa. Fluxo de caixa nada mais é do que o registro do saldo inicial do dia, ou seja, o dinheiro que está em banco e está no caixa da empresa, mais os registros das entradas de caixa, e essas entradas devem ser detalhadas: Entrada de venda e o que entrou se foi dinheiro ou se foi alguma venda em cartão ou alguma venda em cheque, e também os registros de todas as saídas, e ai também essas saídas detalhadas: que tipo de pagamento foi feito e tudo isso vai dá o saldo final do dia. Então é o saldo inicial das entradas, menos saídas, igual ao saldo final do dia.

O fluxo de caixa, portanto, é o registro de todos os recebimentos e pagamentos da empresa. O fluxo de caixa deve ser feito diariamente, ou para aquela empresa que tem poucas transações semanais. Pode ser feito semanalmente, aquela empresa que não tem todo dia transações de recebimento e pagamento. Esse atual artigo incorpora uma ferramenta de gestão financeira com objetivo de tentar solucionar ao gestor uma visão adiantada de suas necessidades ou restos de recursos financeiros, melhorando suas decisões tomadas  e eficientes controles dos recursos.

As empresas representam mais de 90% das empresas nacionais, porém esse cálculo obtido não é fator pleno para êxito e abrangência delas, pelo contrário, sua má administração  é um risco  que tem contribuído para o fim de muitas empresas nacionais.

 Visando evitar esse fim, esse atual estudo tende  ajudar em sua administração de gestores de microempresa indicando a sua melhor utilização de uma ferramenta que supra sua estrutura operacional básica e obtenha  em informações que ajudem em uma administração mais lógica e racional  dos recursos. Com o avanço tecnológico e com as constantes mudanças nas empresas da economia brasileira, os empreendedores em todos os seus ramos passam por um momento de problemas e dificuldades e a instabilidade financeira depende de um índice elevado, de uma boa gestão administrativo financeiro. O fluxo de caixa é uma ferramenta na gestão financeira única e existe nela uma forma mais benéfica de indicar uma necessidade em gerar saldos positivos suficientes para satisfazer suas obrigações e deveres  em um determinado período, e também a possibilidade de ver a projeção futura da empresa por meio de consultas anteriores que esta depende da veracidade dos seus elementos informados, não deixando de lembrar que por ser de previsões essas demonstrações podem mudar

        Através desse uso, os empreendedores ajustam seu fluxo de caixa e  passam a procurar um controle empresarial de melhor desenvolvimento, onde o administrador necessita para utilizar diferentes ferramentas capazes para a execução das práticas da empresa. Com isso, aparece uma técnica que se torna mais solicitada entre as empresas, o Fluxo de Caixa, que da para sua administração empresarial um olhar mais amplo de sua situação financeira com o intuito de analisar os dados tidos para a tomada de decisões, e também proporciona à empresa a segurança de direcionar melhor suas finanças para o futuro, ajudando ao administrador a capacidade de realizar a garantia mais próxima de melhor forma de investimento possível de seus recursos.

        2 Objetivo       

        O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do fluxo de caixa nas empresas, o quanto é eficaz para quem quer ter respostas rápidas quanto à entrada de saída de recursos financeiros de uma entidade que queira garantir a melhor forma de fazer seus recursos e investimentos tornarem-se mais seguros e ter um direcionamento mais positivo operacionalmente.

  • Registrar Caixa da Própria Empresa. Então todo recurso financeiro que passa pela empresa, seja recebimento ou seja, pagamento. Precisa ser registrado no registro que a empresa mantém ali, na sua loja, escritório, etc.. Toda empresa que tem necessidade de manipular dinheiro, seja recebendo ou pagando na própria empresa, precisa ter este registro.                                                                      
  • Contas à Receber; Contas a receber é o registro de todos os recebimentos, seja de venda, ou seja de outra natureza, futuramente.                                                                                                                              
  • Contas à Pagar que é um terceiro controle um terceiro registro. Todas as contas que vão ser pagas futuramente, executando aquelas que já foram pagas dentro da empresa, tem que ser registrados no contas a pagar.                                                                                                                
  • Conciliação Bancária, que é conferência no extrato bancário, se tudo que está previsto no contas a receber e no contas a pagar tem acontecido, e mais se há algum lançamento que não foi previsto e está sendo feito no banco, tanto de entrada de dinheiro quanto de saída.

3 Problema

Com base que se faça com esses ajustes necessários, de forma que você não deixe de controlar o dia-a-dia o caixa de sua empresa, mas também olhe para o seu futuro, e comece a registrar todos os eventos futuros de recebimento e pagamentos. Resolve-se muitos problemas, sendo isso é muito importante para a sua análise de caixa e para se tomar decisões. Algumas informações futuras são fundamentais. A primeira delas é só enxergar isso fazendo uma projeção do fluxo de caixa, que é a capacidade que a empresa tem. Ter a condição de antever algumas situações em que pode ficar sem saldo ao fazer pagamentos, pela previsão de fazer de poucos recebimentos, que serão, portanto, insuficientes para aqueles pagamentos futuros. Daí a importância de se olhar o caixa futuramente para poder se preparar para este momento. Qual a necessidade, então, de recursos que a empresa terá mais na frente, que tipo de ação pode-se desenvolver e que valor terá de necessidade futura, para então, providencias algumas ações que venham a cobrir essa falta de recurso. Pode-se fazer por um exemplo, metas de vendas, pode estipular valores que deve buscar para que o recebimentos coincida, como o momento em que precisará de recursos no caixa para fazer os seus pagamentos no futuro. Outra ação importante é, verificar se os pagamentos futuros precisam realmente ser feitos, ou se o pagamento futuro pode ser adiado, ou até mesmo excluído, para que não haja a necessidade de recursos adicionais, uma vez que não se vê, como por um exemplo perspectiva de vender mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (292.1 Kb)   docx (277.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com