TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Tecnosampa

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Em se tratando de obtenção de lucros, muitos se permitem a aceitar situações que confrontam com sua ética e moral numa relação comercial.

É o que veremos no decorrer desse trabalho que relata a relação entre as empresas Tecnosampa e Steinadler. A primeira, uma empresa nacional, capacitada e de grande potencial de crescimento e a segunda, uma multinacional que teve grandes retornos em sua filial e que contratou os serviços da Tecnosampa para atingir seus objetivos de crescimento.

Veremos os problemas enfrentados para a execução dos projetos solicitados e o dilema de Silvio, funcionário da Tecnosampa em ter que submeter a sua diretoria, realizando atividades que ferem a sua moral, acobertando erros a mandado de seus superiores, para que a empresa lucrasse com a parceria.

Diante dos casos relatados será confrontado valores pessoais dos personagens envolvidos e como os interesses podem influenciar nas descisões.

A situação geradora do problema apresentado a seguir será um convite a analisar até que ponto somos permissivos com o que fere nossos princípios para que favoreçam a outros.

2 AS EMPRESAS

Tecnosampa é uma empresa brasileira, de pequeno porte, com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários. Oferece no mercado de trabalho os serviços de desenvolvimento de sistemas de informação e de 2009 a 2014 faturou em torno de R$ 7 milhões por ano. Possui clientes da área privada e órgãos públicos e tem como destaque no mercado, suas inovações e compromisso de entrega. A cerca de quatro anos atrás, a área técnica da empresa se certificou no programa de qualidade ISSO 9001:2008.

A Steinadler é uma multinacional da indústria química, com sede na Alemanha e com 45 anos de existência possui filiais espalhadas em todos os continentes. Seu faturamento anual é em torno de 300 milhões de Euros por ano e sua especialização é no ramo de tintas e solventes domésticos e industriais. No ano de 2013, a qualidade de sua tinta industrial elevou o patamar da empresa para o primeiro lugar no mercado mundial. Desde 2001 a empresa possui uma filial no Brasil e em 2013 e devido sua contribuição com 40% do faturamento global, recebeu alto investimento pela matriz para melhoria dos seus resultados.

2.1 PESSOAS ENVOLVIDAS

O presidente da empresa Tecnosampa era o sr. Nogueira, formado em engenharia e com experiência na área de tecnologia. Apesar da posição dentro da organização, fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais.

A empresa tinha dois vice-presidentes separados pela área técnica e comercial. Ferreira era o vice-presidente técnico, responsável pela área de operações da empresa. O vice-presidente comercial era o sr. Pereira que tinha sobre sua responsabilidade a conquista de novos clientes e a preservação dos clientes atuais, bem como a elaboração e negociação de propostas comerciais.

O responsável pela liderança da execução dos projetos era o gerente Silvio Becker, graduado em engenharia e com especializações e certificação em gestão de projetos. Profissional capacitado e que depois de atuar na área de desenvolvimento de sistemas de informação, foi gradativamente sendo promovido até chegar ao posto de gerente da Tecnosampa.

Na figura abaixo vemos o organograma da empresa Tecnosampa:

Figura 1 – Organograma organizacional da empresa Tecnosampa

Na empresa Steinadler havia em seu quadro de colaboradores, desde o início das atividades da filial no Brasil em 2001, o gerente de projetos Oliveira. Brasileiro, engenheiro, tinha grande experiência como analista programador e recentemente foi promovido a cargo de gestor. Por trabalhar, a bastante tempo na empresa, tinha total conhecimento das atividades e das necessidades da mesma.

2.2 PONTOS FORTES E FRACOS

Um ponto fraco da empresa Tecnosampa era de acobertar as falhas que ocorriam durante os projetos pela filial da Steinadler. Segundo Silvo, esses erros ocorriam por culpa do Oliveira que não dava importância a informações úteis em sua gestão que impactavam diretamente na execução dos projetos e que eram constantemente ajustados no seu orçamento, devido a gastos que não estavam planejados.

Devido a essas falhas, a filial enviava para a matriz da Steinadler dados que não estavam de acordo com a realidade nas execuções dos projetos e assim, sendo coniventes com os erros de Oliveira, mantinham a parceria entre as empresas.

Os pontos fortes são o destaque da Tecnosampa pelo compromisso de entrega e inovações além de ter uma equipe capacitada com as tecnologias de desenvolvimento mais demandadas pelo mercado. Essa área recentemente foi certificada pela ISSO 9001:2008.

Outro destaque é o potencial da filial brasileira da Steinadler que em 2013 contribuiu com 40% do faturamento global e no mercado brasileiro a empresa ocupa o segundo lugar no segmento de tintas industriais.

2.3 RELAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS

A parceria entre as empresas Steindler e Tecnosampa teve início após os executivos brasileiros da filial brasileira da Steindler, perceberem que, os modelos de negócios da matriz, não atendiam as particularidades do cenário brasileiro como tributação, logística e vendas. Após analisar os fornecedores brasileiros, a Tecnosampa foi escolhida pela proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos.

No início, os projetos eram de menor risco operacional mas já no primeiro projeto, o trabalho feito agradou e foi replicado para outras filiais ao redor do mundo. No entanto alguns fatores negativos foram destacados por Silvio como recursos alocados que foram 50% superior ao planejado e a condução de Oliveira a frente dos projetos sendo destacada dois problemas sendo a primeira que Oliveira não se importava em apresentar claramente os requisitos tanto para descrever o objeto do contrato como no detalhamento do escopo e a segunda que os dados ambientes adequados para o desenvolvimento do projeto foram disponibilizados tardiamente resultando num número elevado de retrabalho. Esses casos eram relatados para Ferreira, vice-presidente da Tecnosampa para o Pereira, vice-presidente Comercial.

No primeiro semestre de 2012 foi solicitado a Tecnosampa o desenvolvimento de um sistema de suporte ao processo de qualidade porém os erros continuavam a ocorrer e para Silvio, ocorriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com