Produção Textual
Por: Delsaul • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.263 Palavras (14 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................5
3. CONCLUSÃO .
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................13
- INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, atualmente, com um mercado altamente competitivo, esta visão foi ampliada, passando a ser aplicada como instrumento gerencial de auxilio aos empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
Para Glautier e Underdown (1976, p. 02), contabilidade é um processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica que tem por finalidade permitir a formação de julgamentos e decisões pelos usuários da informação.
Neste contexto, a contabilidade tem por objeto de estudo o patrimônio da entidade, fornecendo informações sobre sua composição e variação, através de registros, da elaboração de relatórios e da apresentação das demonstrações contábeis, deixando de ater-se simplesmente aos aspectos de registro e elaboração de demonstrações financeiras, para preocupar-se com a geração de informações para a área gerencial, com o propósito de proporcionar condições para a tomada de decisão eficaz.
Diante disso, torna-se claro, o novo desafio da contabilidade e dos contadores, de transformar as informações contábeis em informações que propiciem subsídios para o processo de tomada de decisão.
Não é mais possível usar a ciência contábil somente como técnica para registrar a movimentação financeira ocorrida em uma organização, mas sim, como ferramenta de apoio à gestão, através de levantamento de informações rápidas e pertinentes àquele momento, servindo assim, como base para os gestores tomarem as melhores decisões, em prol do desempenho da entidade.
Desta forma, a contabilidade passa a ter, também, um foco extremamente gerencial, ao gerar as informações que atendem a gerência e a gestão no processo de tomada de decisão.
2. DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento deste trabalho, foi escolhida uma empresa do ramo de panificação, localizada na cidade de Caetanópolis/MG, com sete anos de atividade. Conta atualmente com 17 funcionários, sendo o dono o administrador. A padaria comercializa produtos tradicionais de panificação e confeitaria como pães, bolos, confeitados, doces, salgados, massas, biscoitos, dentre outros, além de mercadorias de conveniência como alimentos, bebidas, cigarros, frios e laticínios.
Neste trabalho, busca-se analisar se a contabilidade está sendo utilizada de forma eficiente pelo administrador, ou seja, se está sendo utilizada como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia da empresa, em informações que auxiliam o gestor nas tomadas de decisões para o desenvolvimento da empresa.
A escrituração contábil da padaria é realizada por escritório de contabilidade contratado (terceirizado) e determinada pela Lei 9.317/96, em conformidade com o disposto no art. 179 da Constituição Federal, que dispõe sobre o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aplicável às microempresas e às empresas de pequeno porte, relativo aos impostos e às contribuições que menciona. Determina a referida lei que a boa ordem e guarda e enquanto não decorrido o prazo decadencial e não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes: a) Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira, inclusive bancária; b) Livro de Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário; c) todos os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração dos livros referidos nas alíneas anteriores.
Para alcançar o objetivo proposto, surtiram necessários alguns questionamentos ao dono do estabelecimento para elucidação de alguns dados contábeis, avaliação do grau de envolvimento da contabilidade no processo de gestão do negócio, e do grau de importância dada às análises contábeis para as decisões de gestão. Através das respostas foi possível avaliar a utilização da contabilidade pela empresa.
Partindo da premissa de que a contabilidade é utilizada para controlar e obter informações sobre o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica e de que na administração de uma empresa, a contabilidade é utilizada para fins gerenciais, para analisar e monitorar os resultados obtidos pela empresa, importante se faz que o administrador saiba interpretar as informações contidas nos registros contábeis, ou que se utilize da análise do contador, para, assim, tomar as decisões cabíveis à situação. Os processos contábeis utilizados pelos administradores devem ser: as formalidades de escrituração, as demonstrações de resultado, balancetes e análise de balanço. Com base nos dados apresentados, os administradores conseguem tomar decisões seguras, possibilitando uma visão ampla da situação econômica e financeira da empresa.
Neste sentido, foi realizado com o dono da padaria (administrador), um questionário onde se questionou sobre: o que ele entende por contabilidade, sobre as contribuições da contabilidade no processo de gestão empresarial, se há satisfação por parte dele com as referidas contribuições que a contabilidade vem propiciando para a sua empresa e se acredita que a contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa.
As respostas foram bastante satisfatórias, uma vez que, verificou-se que tem uma concepção de contabilidade bastante ampla quando a descreve como... “uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados. As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.”
...