Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
Por: castilhooo91 • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.810 Palavras (8 Páginas) • 428 Visualizações
1- Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
- Foco em Resultados – É o meio que conduz ao caminho certo a ser tomado se as medidas adotadas condizem com a necessidade.
- Gerência de Mudanças – Mudanças fazem parte da rotina de qualquer empresa, fato que vai auxiliar na hora enfrentar os mais diversos desafios que virão.
- Planejamento – Como a função de gestor é muito dinâmica e aborda vários temas diferenciados o planejamento é indispensável para as tomadas de decisões.
- Desenvolvimento de Equipes – Gerentes não conseguem trabalhar sozinhos é necessário uma equipe de trabalho que possa dar suporte, a formação continuada faz parte desse processo de evolução para a criação de oportunidades e desenvolvimento.
- Gestão de Riscos – Todo e qualquer negocio oferece risco para isso o Gestor do processo com proatividade deve reconhecer esses riscos com antecedência para que não
- Tomada de Decisão – O processo de uma tomada de decisão nem sempre agrada a toda equipe mais deve ser pelo bem da empresa e toda equipe de modo geral, as vezes algumas mudanças duras serão necessárias.
- Comunicação – Grandes gestores desenvolvem a comunicação em três âmbitos, são grandes oradores, desenvolve e escrevem grandes e mensagem e sabem ouvir muito bem a sua equipe.
- Foco no Atendimento ao Cliente – O Cliente por sua vez é a razão principal desse processo, por mais que eles não seja o consumidor final mais é ele um dos principais avaliadores da sua mercadoria então o bom atendimento é indispensável
2 - O Conceito de Empresa, de Gestor e empresário?
EMPRESA
- Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.
- Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.
- De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. Segundo Rocha (1995), o processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.
- Harrington (1997) corrobora essa ideia, comentando que as organizações entraram em uma era de grandes desafios e incertezas sem precedentes, pois cada vez mais os empresários estão buscando alternativas, visto que os modelos funcionais e tradicionais não parecem ser eficazes.
GESTOR
- Pessoa responsável por gerir ou administrar determinado local, empresa ou qualquer ramo de negócio que exija um cargo de direção secundária, ou seja, é aquele que tem "poderes" para substituir o dono da empresa caso este precise ausentar-se.
EMPRESARIO
- De acordo com Guitton (1961), o empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.
- Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.
- É necessário para a compreensão do conceito, revisar cada um dos pontos principais presentes na definição legal.
- Para Coelho (2009), exercício profissional se refere a três pontos básicos: habitualidade; pessoalidade; e a informação. Habitualidade se refere ao fato de o empresário exercer as atividades de modo contínuo, não episódico, nem esporádico. Pessoalidade diz respeito à obrigatoriedade de se contratar empregados para a circulação de bens e serviços. Já o aspecto informação obriga o empresário a conhecer os bens e serviços que oferece ao mercado, bem como informar os possíveis consumidores devidamente.
- Ainda segundo Coelho (2009), quando se refere a atividade econômica organizada, o Código Civil se refere à própria produção e circulação de bens e serviços. A atividade deve ser organizada pelo empresário, que articulará capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia, visando a lucro, mesmo que este seja o objetivo para alcançar outras finalidades.
- A produção ou circulação de bens ou serviços podem ser consideradas o coração da empresa. Sem bens ou serviços não há o porquê de uma empresa existir. Coelho (2009) considera que bens são corpóreos, ao passo que os serviços não têm materialidade, e consistem numa obrigação de fazer.
3 - Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
Segundo o autor do plt 302, Idalberto chiavenato a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas) transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois precisa reajustar-se continuamente às condições mutáveis do meio para sobreviver.
4 - O que é missão, visão e valores organizacionais?
Segundo o plt 302, missão significa a razão de ser do próprio negócio enquanto a visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. Já valores, são crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual e variam entre pessoas e empresas.
RESENHA
Foco em Resultados – É o meio que conduz ao caminho certo a ser tomado se as medidas adotadas condizem com a necessidade.
Gerência de Mudanças – Mudanças fazem parte da rotina de qualquer empresa, fato que vai auxiliar na hora enfrentar os mais diversos desafios que virão.
...