Respostas as questões de Orçamento Empresarial
Por: Cristina Moreira • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 2.854 Visualizações
FACULDADES ESTÁCIO DE SÁ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
RESPOSTAS AS ATIVIDADES I e II.
CRISTINA SEVERO MOREIRA SOUZA
Prof.ª. Mariano Terço de Melo
BOA VISTA, RORAIMA.
JUNHO -2015
Respostas às questões da aula 19/05/2015:
1 – Qual a diferença entre orçamento participativo x ditatorial?
O orçamento ditatorial e feito de cima para baixo (top down) de forma impositiva sem nenhuma participação dos gestores. Tende a produzir resultados inferiores do que sob outra proposta de conclusão do sistema orçamentário.
O orçamento participativo e conduzido de forma totalmente democrática (bottom up), não e comum nesse procedimento que alguns gestores, menos pragmáticos estipulem metas e objetivos exagerados.
- – O que é plano orçamentário e aponte os principais objetivos?
Um orçamento é definido como a expressão formal de planos, metas e objetivos em um processo de gestão, que abrange todos os aspectos das operações de uma empresa por um período de tempo designado. O orçamento é uma ferramenta que fornece metas e direção. O planejamento orçamentário fornece o controle sobre o ambiente imediato, ajuda a dominar os aspectos financeiros do trabalho e a resolver problemas antes que eles ocorram. O planejamento orçamentário foca a importância de avaliar alternativas de ação antes que as decisões realmente sejam implementadas.
- – Quais os princípios gerais para a estruturação do plano orçamentário?
• Orientação para objetivos: O orçamento deve se direcionar para que os objetivos da empresa e dos setores específicos sejam atingidos eficiente e eficazmente.
• Envolvimento dos gestores: Todos os gestores responsáveis por um orçamento especifico, devem participar ativamente dos processos de planejamento e controle, para obtermos o seu comprometimento.
• Comunicação integral: Compatibilização entre o sistema de informações, o processo de tomada de decisões e a estrutura organizacional.
• Expectativas realísticas: Para que o sistema seja motivador, deve apresentar objetivos gerais e específicos, que sejam desafiadores, dentro da melhor visão da empresa, mas passiveis de serem cumpridos.
• Aplicação flexível: O sistema orçamentário não e um instrumento de dominação. O valor do sistema esta no processo de produzir os planos, e não nos planos em si. Assim, o sistema deve permitir correções, ajustes, revisões de valores e planos.
• Reconhecimento dos esforços individuais e de grupos: O sistema orçamentário e um dos principais instrumentos de avaliação de desempenho etc.
4 – Quais as principais críticas ao processo orçamentário?
- O orçamento engessa em demasia a empresa (o plano tem de ser seguido a qualquer custo), impedindo a criatividade e o empreendimento dos gestores, provocando, medo e/ou insatisfação.
- Ferramental insuficiente para o processo de gestão e frustação com os resultados obtidos no processo.
- Extrema dificuldade de obtenção de dados quantitativos para as previsões e volatilidade do futuro.
- Altamente consumidor de tempo e recursos e criação em excesso de rotinas contábeis.
- Falta de cultura orçamentaria.
- Utilização de tecnologias de informação inadequadas etc.
5 – Fale da cultura orçamentaria?
É preciso a criação de uma cultura orçamentaria, dentro da cultura maior da empresa, para que o sistema de orçamento sempre tenha sucesso. É uma forma de criar hábitos dentro de uma organização para obter um orçamento de sucesso.
6 – planejamento é o mesmo que previsão? Explique:
A previsão e o planejamento são processos sequenciais. O planejamento pode ser reconhecido como o processo de estabelecer compromissos de gerência que permitem que a empresa atenda à demanda prevista e alcance, assim, os objetivos estratégicos de seu negócio. Por outro lado, a previsão pode ser vista como o processo de desenvolver a visão mais provável de qual será o nível da demanda futura, assumido um conjunto de premissas sobre a tecnologia, o ambiente, a competição, a evolução dos preços, o marketing e os esforços de vendas.
7 – Fale dos tipos de orçamento: de tendência, base zero, estatístico, flexível, ajustado, corrigido:
- Orçamento de tendência: e a utilização de dados passados para projeções de situações futuras.
- Orçamento base zero: rediscutir a empresa a partir de seus processos e da existência necessária deles
- Orçamento estatístico: e o mais comum. Elabora-se todas as peças orçamentarias a partir da fixação de determinado volume de produção ou vendas.
- Orçamento Flexível: é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades.
- Orçamento ajustado: E um conceito derivado do orçamento flexível, e um segundo orçamento, que passa a vigorar quando se modifica o volume ou nível de atividade inicialmente planejado, para outro nível de volume ou de atividade, decorrente de um ajuste de plano. Em outras palavras, ele e o ajuste efetuado nos volumes planejados dentro do conceito de orçamento estático ou inicial.
- Orçamento corrigido: O conceito de orçamento corrigido e o ajuste do orçamento original, de forma automática, sempre que houver alteração de preços em função de inflação.
8 – Qual a relação do orçamento, inflação e moedas?
Quando ha inflação persistente, com índices variados ou crescentes e, conjuntamente, um processo de indexação ou correção monetária generalizada ou semigeneralizado, o orçamento devera ser elaborado também em uma moeda forte. Esta devera ser a moeda que a empresa mais transacione ou que seja a mais comum como linguagem de seus negócios.
Independente do fenômeno inflacionário, o orçamento em moeda estrangeira pode vir a ser necessário caso a empresa faca parte de um grupo transnacional, que deva consolidar seus demonstrativos projetados.
...