Respostas às perguntas sobre contabilidade
Ensaio: Respostas às perguntas sobre contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claufer • 25/11/2013 • Ensaio • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 478 Visualizações
Ler com atenção o Capitulo 1 do Livro-texto da disciplina e responder as seguintes perguntas:
1) Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou contador a tomar decisões na empresa?
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Independente do tipo de organização, os gestores beneficiam-se quando a contabilidade fornece informações que os ajudam a planejar as operações da organização.
2) Quais as diferenças entre a função do contador e do administrador?
A função básica do contador é produzir informações úteis para a tomada de decisões. Através de informações reais que o contador passa, é que se tem a decisão do administrador. E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade. O contador pode ser administrador, já um administrador não pode ser um contador. O administrador depende quase que 100% do contador, pois seguimentos externos, como: investidores, fornecedores, bancos, governos, sindicatos etc., utilizam relatórios que o contador faz, mas que um administrador não conseguiria fazer, sem a ajuda do mesmo.
3) Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?
4) Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.
A contabilidade é uma profissão bem antiga. Logo no seu início, era feita de uma maneira bem rudimentar. Os primeiros contadores que a história reconhece, são os escribas, que foram imortalizados em estátuas que o mostravam escriturando. Com o passar dos tempos, cada povo que foi surgindo, cada qual foi fazendo a contabilidade de uma forma. Até que no ano de 1202 uma obra chamada Liber Abaci de Leonardo de Pisa, adota os algarismos indo-arábico e também as formas de cálculos que aprendeu com grandes matemáticos como Islão.
No século XV, através de Gutenberg que os algarismos arábicos passaram a ser definitivamente conhecidos e utlilizados. Em 1494, Pacioli apresenta a primeira obra contábil de que se tem noticia: o capítulo Particulario de Computies et Scripturis, onde se tornou o pai dos contadores, nessa obra ele descreveu o método das partidas dobradas, onde ao lançamentos contábeis são duplos, necessitando de um crédito e um débito e que o total de todos os débitos devem ser iguais ao débitos. Com isso, Pacioli se tornou famoso e é onde a contabilidade atinge sua maturidade. Após Pacioli, muitos estudiosos tentaram explicar o débito e o crédito, onde ficaram conhecidas algumas escolas, principalmente a Escola Italiana, onde dominou o cenário mundial no século XX. Interessante notar que a Escola Contábil Norte-Americana, se desenvolveu extraordinariamente no período após a Grande Depressão em 1929, e que a ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento dos mercados, como o de capitais, e a preocupação dos seus profissionais valorizaram a auditoria. E até hoje a Escola Contábil Americana é dominante no cenário mundial até hoje.
Passo 2 – Resumo sobre o que foi entendido por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica e que possa ser avaliado em dinheiro.
Na contabilidade, só o que tem valor monetário é que pode ser considerado bem, direito ou obrigação. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos formam o ativo, ou seja, a parte positiva do patrimônio. As obrigações formam o passivo, ou seja, a parte negativa do patrimônio.
O patrimônio pode ser estático ou dinâmico.
Estático – estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio.
Dinâmico – estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.
Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Resumidamente, é tudo aquilo que pode ser objeto direto e é suscetível de ser utilizado e apropriado.
São divididos em bens corpóreos (tangíveis) e incorpóreos (intangíveis)
Bens corpóreos são materiais, tem existência física, são tocados e visíveis, ex: dinheiro, terrenos, veículo, etc.
Bens incorpóreos não existem fisicamente, não são
...