SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Projeto de pesquisa: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaquemello • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 331 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo abordar sobre sistema de informação contábil, tratando dos conceitos, objetivos, onde pode ser aplicado e citação de exemplos, tratando de forma ampla e mais clara possível de acordo com o meu entendimento, podendo ser citado alguns conceitos.
Veremos neste trabalho, que todas as empresas necessitam de dispositivos eficientes para que os seus gestores possam estar a par do que acontece dia a dia dentro da entidade e assim tomar suas decisões de maneira assertiva no momento oportuno, a assim se manterem no mercado competitivo.
E a contabilidade é a responsável pela organização e registros dos documentos, e fatos ocorridos nos períodos, para isso a contabilidade precisa estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuários necessitam, para isso ela precisa do auxilio do sistema de informação contábil e demais ferramentas que a tecnologia possa oferecer.
Contudo este trabalho tem o objetivo de destacar a importância da utilização do sistema de informação contábil como ferramenta para o fornecimento de informações para controle e tomada de decisões por parte dos gestores.
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Para que a informação contábil seja utilizada, é necessário que essa informação seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da organização.
O Sistema de Informação Contábil é o encarregado dos registros de todas as ocorrências realizadas pela empresa, organizando-as de acordo com as necessidades dos interessados nas informações elaboradas através dele. Diante disso fica eminente a necessidade da implantação de um sistema de Informação Contábil Gerencial, pois contabilidade é informação, e o que vemos costumeiramente é a construção de sistemas de informação contábil voltados basicamente para a escrituração, registro contábil e contabilidade financeira, porém as áreas de abrangência da ciência contábil são trabalhadas de forma não integrada.
• Sistema e Sistema de Informação
Um sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais tecnológicos e financeiros agregados, que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação, isso inclui hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefônicas, as atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção dos resultados, como relatórios de gestão.
Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados. Os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo, em contra partida os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, a empresa é um sistema aberto, assim como os sistemas de informações, pois há um processo de interação com o ambiente.
Sistemas de informação de apoio à decisão.
É um sistema desenvolvido para auxiliar diretamente nas decisões gerenciais, são chamados de sistemas de suporte à decisão, utilizam-se da base de dados dos sistemas operacionais de apoio a gestão e seu foco é flexibilizar informações não estruturadas para tomada de decisão.
• Sistema integrado de gestão empresarial
Seu foco principal é consolidar todas as informações pertinentes para a gestão do sistema da entidade, por isso é um sistema de informações gerenciais. O Sistema de Informação contábil deverá estar completamente integrado ao Sistema de Gestão empresarial. Os sistemas integrados de gestão empresarial são conhecidos pelo nome de Enterprise Resource Planning ( ERP) .Esses sistemas também permitem a junção de outras soluções de tecnologia de informação Customer Relationship Management – CRM ( Gerenciamento de Relações com clientes) , entre outros, bem como interação em rede e com a internet.
Arquitetura de um Sistema de Informação contábil Gerencial.
Necessidade como informação e planejamento e controle são dois pressupostos básicos, que a informação contábil precisa para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa.
A informação deve ser tratada como um produto que esteja disponível para o consumo. Ela deve ser desejada, para ser necessária. Porém para ser necessária, dever útil. A necessidade é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, por isso a informação dever ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial é aquele que sabe perfeitamente que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades dos outros. Para que um sistema de informação contábil seja ativo dentro de uma entidade, é de extrema importância o apoio da alta administração da organização.
Entretanto a necessidade da informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.
• Planejamento e Controle
O sistema de Informação Gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para os seus diferentes níveis de usuários, e assim atender plenamente aos usuários. Dessa forma será possível efetuar o controle posterior. Uma vez que só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido por seus usuários. O sistema de informação contábil costuma dar prioridade ao atendimento de aspecto operacional e tático.
• Fundamentos de um sistema de informação contábil
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil venha prevalecer dentro de uma empresa.
São eles: Operacionalidade, integração e custos da informação.
Operacionalidade: significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos. As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional, são relatórios necessários e entendidos por quem os utilizam.
Suas principais características são: relatórios concisos e elaborados de acordo com a necessidade do usuário, coletando as informações objetivas e de fácil entendimento pelo usuário.
Integração: em algumas empresas costumamos notar que o sistema de informação da contabilidade financeira é diferente do sistema
...