SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Por: bvitorino • 25/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 719 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO
CAMPUS LAJEADO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Aluna: Bianca Vitorino
Professor: Ari Kunzel
LAJEADO, FEVEREIRO DE 2016.
Após a leitura e discussão dos textos iniciais da disciplina escreva um texto de uma a duas páginas comentando sobre ou tendo como tema uma organização como um sistema aberto.
Com uma introdução ao tema, talvez conceituando sistema, sistema aberto e depois explicar porque uma organização é considerada um sistema aberto com exemplos que caracterizam a organização como um sistema aberto. Podem utilizar a pesquisa em artigos e livros, não se esquecendo de citar como fonte e depois mencionar nas referências.
Em pesquisa realizada no site queconceito.com.br identifiquei que Sistema nada mais é que um grupo de elementos que deve estar em constante envolvimento, ele deve ser provido de metas que automaticamente o leve ao seu objetivo principal.
Constatei que cada vez mais as empresas necessitam de informações para ter sucesso, independente do seu ramo de atividade. Essas informações são feitas de dados, esses dados na verdade são processados ate se tornar a informação propriamente dita, eles são sua matéria prima, e servem para emitir conhecimento aos seus ouvintes. O site Wikiversity define que um Sistema de Informação é o que transforma esses dados em informação de verdade para qualquer segmento organizacional, este sistema pode ser manual ou automatizado, e pode ser dividido em subsistemas (que nesse caso variam de acordo com o setor da organização). Já o site supergestor.com diz que um Sistema de Informação visa tornar as informações mais confiáveis, mais ágeis, pois para se tomar a melhor decisão é necessário obter as melhores informações. Uma terceira fonte de pesquisa, o site administradores.com, enuncia que o Sistema da Informação numa organização serve para auxiliar a obter as informações e selecionar quais serão utilizadas. No entendimento da pagina eletrônica www.cefetes.br, tomar conhecimento das informações corretas, no tempo certo, faz com que os empresários escolham as melhores decisões para sua empresa; e para auxiliar nesse sentido eles devem fazer um estudo das informações que rodeiam o ambiente externo com as informações oriundas de dentro da sua empresa.
Uma das classificações dos Sistemas de informação que conhecemos hoje é o chamado Sistema Aberto, também conhecido como Sistema Orgânico, ele é um sistema de várias entradas e saídas que está sempre interligado com o meio ambiente procurando se ajustar as condições, tanto internas quanto externas, através da troca de informações, para poder sobreviver (fonte: supergestor.com). Segundo o website professorwellington.adm.br, as empresas em geral e o próprio ser humano são exemplos desse Sistema Aberto, e ele vai sendo aberto conforme vão ocorrendo trocas de informações com o ambiente ao seu redor.
Diz-se que a organização é como um sistema aberto, pois ela tem que estar em constante movimento, sempre alerta as mudanças no ambiente organizacional e precisa responder rapidamente a essa pressão para poder sobreviver. Ela não pode ser analisada isoladamente, pois os fatores tanto internos quanto externos afetam seu comportamento. Conforme o ambiente externo se transforma a empresa precisa se adequar a ele, seja na parte produtiva seja na parte organizacional. Um exemplo dessa transformação, encontrado na enciclopédia Wikipédia, seria na parte funcional, quando a empresa busca estabelecer relações entre seus colaboradores, formando equipes para realizar determinadas tarefas, dessa forma cada um sabe o que deve fazer e onde deve estar. Nesse caso a empresa adaptou seu setor funcional ao ambiente externo e interno, fazendo com que cada um recebesse a informação que precisava para realizar sua atividade da melhor forma possível. Outro exemplo é como as escolhas de uma organização podem modificar o comportamento das pessoas, conforme suas decisões são tomadas isso pode influenciar diretamente nos padrões de vida das pessoas e o desenvolvimento de uma sociedade; um exemplo bem pratico disso é a criação de um novo produto, isso torna as pessoas curiosas, com vontade de obter aquele produto para saber como funciona, se for bom mais pessoas irão adquiri-lo, se não for logo a empresa terá que rever seus planos (fonte: www.cefetes.br).
...