TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  10/9/2022  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) CAMPUS I

COLEGIADO DO BACHARELADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPONENTE CURRICULAR: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

CARINE DOS SANTOS OLIVEIRA

SÂMILA PINHEIRO SANTOS

RESENHA SOBRE A VISÃO SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES

SALVADOR
2022

CARINE DOS SANTOS OLIVEIRA

SÂMILA PINHEIRO SANTOS

RESENHA SOBRE VISÃO SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho acadêmico para fins de avaliação de aprendizagem, apresentado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sob a orientação do professor Sérgio Fernandez.

SALVADOR

2022

  • INTRODUÇÃO

O presente trabalho fará uma abordagem geral sobre a visão sistêmica das organizações. Para entende-la só é possível quando se tem um conhecimento básico das suas caraterísticas e dos conceitos introdutórios. Para iniciarmos é importante partir do pressuposto do que é um sistema, um sistema nada mais é do que um conjunto de elementos interligados, que formam uma unidade organizada, para esta unidade ter um bom funcionamento precisa que seus elementos funcionem de forma harmônica, a fim de atingir o objetivo determinado. Portanto os gestores devem ter uma visão sistêmica e global da empresa dando atenção ao todo.

  • DESENVOLVIMENTO

A visão sistêmica pode ser definida como um sistema aberto que sofre intervenções, tanto internas como externas, essas intervenções poderão reger os processos, as organizações, os fenômenos e outras interações. A visão sistêmica é um conceito que não se aplica apenas ao mundo empresarial, mas, abrange também todas as áreas da vida, então, percebemos que, todas as ações, escolhas, sentimentos e desejos são resultado do meio em que o indivíduo está inserido. Para fazer essa análise é necessário explorar todo o cenário e não apenas situações especificas, e perceber de que forma cada ação influenciará diariamente nas decisões e escolhas.

Primordialmente, para possuir uma visão sistêmica é preciso saber diferenciar um problema de uma consequência, após essa análise, caso seja identificado um problema, será necessário identificar quais as principais causas que geraram aquela adversidade. Para isso, é fundamental aprofundar-se nos fluxos que interferem naquele processo, trilhando um caminho em que se estabeleça qual o objetivo desejado buscando melhorias constantes.

Para estimular o pensamento sistêmico dentro das organizações é imprescindível que haja uma alfabetização sistêmica dos colaboradores, afim de criar um ambiente reflexivo de forma que a equipe passe a enxergar a cadeia produtiva como várias etapas que agregam valor ao resultado final. É preciso extinguir a visão mecanicista que comumente é implementada de forma subjetiva dentro das instituições, a mesma pode ser conceituada como simples, estável e objetiva. A visão adotada pela equipe de trabalho deve ser a visão sistêmica, que pode ser considerada como, como complexa, instável e intersubjetiva, quando se trata de instável está relacionada as constantes alterações que acontecem no mundo, tanto no âmbito, econômico, político e ambiental. Já a subjetividade está relaciona aos diversos pontos de vistas que cada pessoa pode possuir sobre a mesma temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com