SOCIOLOGIA E AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: Amanda Corbacho • 5/6/2018 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 573 Visualizações
SOCIOLOGIA E AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Marcelo de Araujo Corbacho
Prof.: João Vitor Gomes Pinto
Universidade Federal do Espírito Santo
Ciências Contábeis – Sociologia.
O estudo tem por finalidade conhecer mais da sociologia e contabilidade, e como a sociologia relaciona-se com ela.
ORIGEM DA SOCIOLOGIA E DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Através do conhecimento adquirido em aula, juntamente com a referência dada, entende-se que a sociologia se iniciou no período científico do positivismo, tendo como seu criador Auguste Conte e posteriormente sendo refinada por Émile Durkheim. Os dois pensadores são os pioneiros teóricos da sociologia.
A contabilidade por sua vez, é utilizada desde os primórdios da humanidade, por necessidade de manter-se um controle sobre os bens de cada indivíduo. Um dos registros mais antigos e famosos encontra-se na bíblia, mais especificamente no livro de Jó, onde encontra-se detalhadamente descrita suas “riquezas”. Apesar de relatos de tão distante data sobre a contabilidade, a mesma alcança um nível notório de desenvolvimento a partir do século XV, numa fase conhecida como “Logico-racional” ou “Pré-científica”.
SOCIOLOGIA E A CIÊNCIA CONTÁBIL
A contabilidade surgiu para gerir o patrimônio da entidade. Controlar o acumulo de riquezas, compreendidos pela diferença entre seus ativos e passivos, bens de direito e obrigações. Uma função primordial da contabilidade, é fornecer relatórios patrimoniais das entidades, com informações de acordo com o interesse de seus fornecedores, investidores, colaboradores, financiadores e etc.
A sociologia estuda o comportamento social das pessoas, que são influenciadas diretamente por sua cultura, religião, região e economia. Podendo então, classificar o tipo de sociedade que se constrói envolta de regiões com potencial a ser explorado, já explorado, ou consolidado economicamente, criando uma relação direta com a contabilidade.
CONCLUSAO
Assim sendo, a Ciência contábil, tem fator social muito importante, pois será responsável por gerar relatórios que demonstrem a capacidade economia das entidades por ela representada, que irão influencias toda uma sociedade, desde a construção voltada a moradias ou comércios, a vontade de investir em empresas locais ou a criação de novas empresas.
...