Senso Comum e Conhecimento Cientifico
Por: sukiakimi • 4/5/2018 • Dissertação • 279 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
De acordo com o texto lido na apostila, podemos entender um pouco mais sobre senso comum e conhecimento científico e abordando as diferenças entre cada uma pode-se destacar o seguinte.
Senso comum: é o conhecimento espontâneo que são conhecimentos passados de geração em geração, pela tradução cultural, assimilados ou transformados de forma espontânea. O senso comum é empírico e desprovido de explicações, pois se baseia apenas na experiência cotidiana, sem o rigor que a experiência exige (famoso conhecimento popular). Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Conhecimento científico: este conhecimento é o resultado de uma investigação, é algo verificável que acompanha procedimentos científicos e é obtido de modo racional (algo comprovado pela ciência). O conhecimento científico também é falível, isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas.
Define-se então que o que diferencia o senso comum do conhecimento cientifico é o rigor, pois, enquanto o senso comum deriva de conhecimentos espontâneos, o cientifico provém de sistematicidade.
Fontes: www.significados.com.br
Apostila Unisa ciência e pesquisa
...