Sistema de Informação
Por: 061813 • 12/11/2015 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
ANTONIEL SANTOS SILVA DE SOUZA
3° SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTABIL
Prof: Braga
Com o mercado competitivo, aonde as entidades lutam por sua sobrevivência, e almejam atrair cada vez mais investidores, a transparência e ética na mensuração contábil, tanto para usuários internos quando para externos é de extrema importância para tomadas de decisões. Para que essa pratica se faz necessária a utilização do SIC, que através do seu bom funcionamento proporciona satisfação a seus usuários.
Por causa desse crescimento externo, os gerentes procuram informações mais concretas para a tomada de decisão. Por isso que os usuários do sistema precisam ser éticos e incluir apenas informações reais, para que quando forem solicitadas auxiliem na tomada de decisão pelos proprietários, investidores e colaboradores.
O computador serve como instrumento receptor das informações, onde organiza todos os dados recebidos de forma que, de um modo simplificado o balanço patrimonial e os relatórios de lucratividade e prosperidade auxiliem nas análises dos exercícios anteriores e projetem uma nova visão para os exercícios posteriores. Resumindo ele filtra as informações de tal maneira que apenas as de maior são necessárias para o processamento final.
O bom funcionamento do SIC acarreta na satisfação das necessidades informações para os tomadores de decisões internos, os quais, por sua vez, realizam um trabalho eficiente, atendendo às expectativas dos tomadores de decisões externos. Tudo isso se reflete na lucratividade, liquidez e produtividade da empresa, que aumenta suas chances de se destacar frente à concorrência.
O SI gera o SIC, que quer dizer que a contabilidade também é um sistema de informação para a empresa inteira que gera o conhecimento de números e evolução, suprindo necessidades internas de gestão e externas para que objetivos sejam alcançados e auxilie no processo de tomada de decisão.
A responsabilidade pelos resultados obtidos, bem como a definição de metas e estratégia, cabe ao gestor de cada projeto ou fundo. Na legislação não esta claramente definida a contabilidade de fundos, mas ela é incentivada pelo CPC e proporciona maior qualidade nas informações.
...