Sistemas de Informações Contábeis
Por: Anderson Alves • 6/7/2019 • Trabalho acadêmico • 8.701 Palavras (35 Páginas) • 141 Visualizações
TEMA 1: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Atualmente muitas organizações são gerenciadas de forma simples sem uma visão e um planejamento o que pode acarretar em problemas como decisões equivocadas baseadas em informações imprecisas podendo gerar prejuízos e uma grande confusão administrativa. Uma administração necessita de um sistema capaz de fornecer uma base sólida, tal sistema deve auxiliar da melhor forma a tomada de decisão visando trazer benefícios para a organização. Para suprir tal necessidade existem vários sistemas, dentre eles o chamado SIG (Sistemas de informações gerenciais).
Stair (2002) diz que a finalidade principal de um SIG (Sistemas de Informação Gerencial) é a de ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar organizar e planejar mais eficaz e eficientemente. Para O’Brien (2004) os três principais papéis dos sistemas de informação envolvem o apoio: às operações, à tomada de decisão gerencial e à vantagem estratégica.
Podemos dizer que os SIGs são sistemas práticos e acessíveis que auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual da empresa e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham, auxiliando o controle a execução e o planejamento da empresa, além de trazer um grande valor estratégico e diferencial no mercado.
Com isso, concluímos que a utilização de sistemas de informações gerenciais pode ser vantajosa às empresas, permitindo obter grande vantagem competitiva de mercado, pois o processo decisório estará mais focado e embasado em informações precisas que fornecem uma base de dados consolidada em tempo hábil.
REFERÊNCIAS:
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-sistema-de-informacao-gerencial-para-as-empresas/66425/
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/sig-e-sua-importancia-para-tomada-de-decisoes/26869/
Livro "Sistemas de Informações Gerenciais", 1 Edição, 2013, São Paulo (PDF Download
Available). Available from: https://www.researchgate.net/publication/262047396_Livro_Sistemas_de_Informacoes _Gerenciais_1_Edicao_2013_Sao_Paulo [accessed Mar 14 2018].
TEMA 2: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Administrar e gerenciar uma empresa não são uma tarefa fácil. Para cumprir esse objetivo é necessário conhecer sua real situação econômica e financeira. Para tal, é necessário que os gestores tenham sempre em mãos informações úteis geradas pela área contábil da empresa. Este texto traz uma visão geral sobre os sistemas de informações contábeis, mostrando sua utilidade para os usuários na tomada de decisão.
A Contabilidade auxilia a administração no controle, na avaliação e na tomada de decisões através de dados e informações evidenciados em seus relatórios. Oliveira, Perez e Silva (2007, p. 78 e 79) a definem como:
- um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. Utiliza-se de documentos e informações de origem externa e interna à empresa. Classifica, analisa e registra tais documentos e informações para a posterior emissão de relatórios contábeis e gerenciais [...]. Os relatórios contábeis e gerenciais são utilizados pelos diversos usuários internos ou externos à empresa, para suas tomadas de decisões. ``
Há varias definições e conceitos sobre os sistemas de informações contábeis.
Nash e Roberts (1984) o definem como:
´´um veículo formal para o processamento operacional de dados contábeis e para atividades de suporte á decisão [... que] se expandiu para uma gama de áreas, com o fornecimento de informações específicas para os propósitos de suporte à tomada de decisões e avaliação de desempenho. Para acomodar estas amplas funções, o sistema de informações contábeis saiu do foco exclusivo sobre dados financeiros para incorporar dados expressos em termos não monetários. ``
Com base nesses conceitos podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação que tem migrado para outras áreas, e que inclusive pode incorporar tanto informações monetárias como não monetárias, ou seja, é um sistema maleável que se adéqua e busca representar a realidade e que através de seus relatórios e demonstrações, supre seus usuários de informações para que estes possam avaliar e planejar melhor suas decisões com base em informações confiáveis, úteis e sólidas para assim obter sucesso no processo de tomada de decisão.
REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, Rosana C. M. Grillo; RICCIO, Edson Luiz. Sistemas de Informação: Ênfase
em Controladoria e Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
http://www2.ic.uff.br/~ccaetano/aulas/SIC_Aula_1_Conceito_de_Sistema_e_Enfoque_ Sistemico.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3067918/mod_resource/content/1/EAC%2005 48%20-%20Tomo%203.pdf
TEMA 3: EFICIÊNCIA
Na realização e execução de qualquer atividade, seja em uma organização ou em uma administração um dos principais aspectos para avaliar tais atividades é a eficiência, uma qualidade positiva que influência e quando usada corretamente traz um diferencial para o usuário.
Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer. Já Leandre Vieira diz que ser eficiente é fazer mais com menos. Com base nisso podemos dizer: eficiência é o meio e a capacidade de fazer certo um processo ou atividade da melhor forma possível evitando erros, consumindo o mínimo de recursos, minimizando gastos e maximizando a produção.
A eficiência é um dos aspectos mais importantes que as organizações buscam, com o objetivo de resolver problemas dos usuários internos e externos. Atualmente vivemos na era da informação onde é fácil comparar empresas, produtos e setores do mercado; e os usuários da informação sempre podem verificar se tal organização ou administração sabe utilizar seus recursos de forma eficiente e podem avaliar o reflexo disso em seus resultados. Devido a essa facilidade de adquirir tais informações uma organização que investe em seus meios de trabalho como tecnologia, especialização entre outros, tem um grande diferencial de mercado se for eficiente desde a base de sua atividade e se souber como estruturar sua organização, para tal deve saber à hora certa e se está preparada para se tornar mais eficiente como segundo Bill Gates: “A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada num negócio é que a automação aplicada a uma operação eficiente vai aumentar a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente vai aumentar a ineficiência”.
...