Sustentabilidade
Por: eliasjr_2 • 28/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.874 Palavras (20 Páginas) • 297 Visualizações
GESTÃO DO ATIVO INTANGÍVEL:
Tecnologia da informação e gestão do conhecimento nas empresas
Trabalho do Projeto Interdisciplinar do 2º Período do Cursos de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentado à Coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.
Orientador: Cárol Sudré
Belo Horizonte
2015
RESUMO
Este projeto interdisciplinar objetivou a buscar informações relevantes sobre os ativos intangíveis, tecnologia da informação e sobre a gestão do conhecimento. Buscou mostrar como as empresa que se preocupam com essa gestão estão a passos largos das outras que não se preocupam tanto, mostrou que as informações são de extrema importância na tomada de decisões de todas as empresas no geral, principalmente, nas de tecnologia da informação. A escolha deste tema foi devido ser um assunto que atinge todas as organizações. Através de uma pesquisa de campo na Ultracar, empresa de software, feita com dois funcionários, foi constatada a importância destes assuntos.
Palavras-chave: Ativos intangíveis. Tecnologia da informação. Gestão do conhecimento.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 Ativo intangível 6
2.1.1 Conceito 6
2.1.2 Características dos ativos intangíveis 7
2.2 Tecnologia da informação 8
2.2.1 O que é tecnologia da informação 8
2.2.2 Características da tecnologia da informação 9
2.2.3 A TI como ativo intangível 10
2.2.4 Benefício da TI na gestão do ativo intangível 11
2.3 Gestão do conhecimento 12
3. METODOLOGIA 14
4. ANÁLISE DE DADOS..................................................................17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................20
REFERÊNCIAS ...............................................................................22
APÊNDICE ......................................................................................24
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, é fato que há uma grande complexidade no mundo corporativo e na sociedade em geral. Diante disto, o conhecimento se torna um recurso muito valioso, pois ajuda a entendermos o desempenho destes ambientes. Luchesi (2012, p.1) afirma que dentro de uma organização, o conhecimento é fundamental, porém “saber muito” não é suficiente. O conhecimento deve sempre estar alinhado à gestão da empresa para que faça diferença.
É neste momento que introduzimos a gestão do conhecimento nas organizações. A autora afirma que “[...] a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas”. Para serem competitivas no mercado, as empresas tem a ciência que o conhecimento é essencial. Terra citado por Baêta, Martins e Baêta (2002), afirma que: “Os novos modelos de organização são compatíveis com uma visão da empresa como um sistema de conhecimento distribuído, no qual os indivíduos são engajados na tarefa de criar, de partilhar e de transformar o conhecimento”. O autor ainda complementa dizendo que a gestão do conhecimento é vista como componente crítico para a operação de mudanças contínuas, isto é, as informações fornecidas são fundamentais para as tomadas de decisões.
Muito se tem ouvido sobre gestão do conhecimento de ativos nas empresas. Há dois tipos de ativos nas empresas, os ativos tangíveis e os intangíveis. Kaplan e Norton, citados por Perez e Famá (2006), afirmam que o valor contábil dos ativos intangíveis, em 1982, representavam 38% do valor de mercado das organizações industriais. Logo no fim do século XX, este valor já correspondia de 85% a 90%.
Dentro deste contexto, há a necessidade de um grande controle deste conhecimento. Ainda segundo os autores, hoje, a tecnologia da informação tem se mostrado uma grande aliada para a gestão das empresas e também é considerada um ativo intangível. O estudo deste tema é fundamental para entender os benefícios que a gestão do conhecimento, através da tecnologia da informação, pode trazer para a empresa.
Por essa análise, a pergunta é: Qual a importância dada pelas organizações ao controle de informações e quais são os benefícios que a gestão do conhecimento pode trazer para a organização?
A fim de responder o questionamento da pesquisa, este projeto interdisciplinar tem como objetivo geral: avaliar as vantagens competitivas da gestão do conhecimento como ativos intangíveis nas organizações.
Como objetivos específicos foram traçados:
1) Identificar como é feita a gestão do conhecimento na empresa Ultracar;
2) Caracterizar a forma com a qual a empresa Ultracar realiza a gestão do conhecimento;
3) Identificar as vantagens que a empresa possui ao gerenciar conhecimento.
Este projeto tem como base cinco capítulos. Neste capítulo, será apresentada a introdução. O referencial teórico vem em seguida abordando os seguintes assuntos: ativo intangível, tecnologia da informação, benefício da TI na gestão do ativo intangível e gestão do conhecimento. O capítulo 3 refere-se à metodologia utilizada para a pesquisa de campo, em seguida vem à análise de dados, capítulo em que serão discutidos os resultados da pesquisa de campo. E, por último, as considerações finais.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Ativo intangível
2.1.1 Conceito
Para iniciarmos o entendimento sobre ativo intangível, é necessário primeiro entendermos o que é ativo.
...