Sustentabilidade ecológica e ecológica
Seminário: Sustentabilidade ecológica e ecológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fraanhvargas • 16/6/2014 • Seminário • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
de que maneira pretendo conduzir a apresentação ( que ambiente e atmosfera vou prepara)?O que é Sustentabilidade:
Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.
A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, viável a nível econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, e é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos, e etc.
Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, e é essencialmente ligado ao meio ambiente. Vários desses conceitos incluem as palavras "sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.
Sustentabilidade Empresarial
Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente, e é sempre louvável aos olhos do público.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação dp capital financeiro, humano e natural da empresa.
Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.
O significado de Sustentabilidade está na categoria: Geral
Sustentabilidade Empresarial – Conceito que Cresce Mais
Quando se discute a preservação da natureza e seu impacto econômico, logo surge o termo Sustentabilidade. Nos últimos tempos, têm aparecido muitos questionamentos acerca da utilização dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. O planeta, hoje, dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que é impresso nos dias atuais. A poluição da água, da terra e do ar chegou a níveis tão altos que, em
alguns países, os índices elevados em certas regiões já provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde nos habitantes locais.
O novo contexto mundial impulsiona as empresas a adotarem modelos de gestão mais sustentáveis. Neste sentido, a responsabilidade social empresarial emerge como uma alternativa cada vez mais comum de colocar em prática a Sustentabilidade Empresarial. Ser socialmente responsável considera a premissa de que o crescimento econômico – representado na geração de riquezas – é uma contribuição aquém daquilo que as empresas devem oferecer à sociedade. E não é só isso: desde que passou a ser empregada, a sustentabilidade empresarial adquiriu contornos de vantagem competitiva, o que permitiu a expansão de alguns mercados, como o de energia, que permitiu o surgimento das energias renováveis.
Vejamos alguns exemplos de sustentabilidade: elaboração de prédios que sejam cada vez mais eficientes energeticamente, utilizando a energia solar ou a eólica; e adoção de emissão de detritos praticamente zero no local da obra. Outro item importante para a arquitetura sustentável é a utilização racional da água nos empreendimentos. Uma questão básica é o aproveitamento da água da chuva para regar plantas e jardins. Os resíduos das construções também podem ser reciclados e usados como aterro, reduzindo os custos e a necessidade do descarte desses resíduos nos aterros sanitários (ou até pior, de forma errada e perigosa, no meio ambiente). Essas práticas ainda não são obrigatórias no Brasil.
A sustentabilidade empresarial é um conceito de suma importância e que deve ser difundido no mercado empresarial como um todo. O planeta e a civilização humana não podem mais desperdiçar oportunidades e desprezar os danos que foram provocados ao clima e ao meio ambiente. A Terra já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que o homem vive. Mudar para sobreviver é a única opção e a sustentabilidade é a única alternativa à e
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da água e do ar; chegaram a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam a ter níveis de poluição que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais. Como vivemos numa "bolha de vida" e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar uma consciência planetária de que algo deve mudar. Da mesma forma, essa massa consumidora, cada vez mais, representa uma pressão enorme sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida, sob pena
...