Tipos de desgaste
Ensaio: Tipos de desgaste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeewewewe • 3/2/2015 • Ensaio • 325 Palavras (2 Páginas) • 493 Visualizações
1. Quais são os tipos de desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem? Mostre os exemplos.
R: Avaria de origem térmica, Avaria de origem mecânica, desgastes de cratera, desgaste de flanco, desgastes de entalhe.
Avaria térmica, mudanças repentinas na temperatura da ferramenta. Avaria mecânica, trincas lascamentos e quebra da ferramenta.
2. Quais são as causas e as ações a serem tomadas para a minimização de avarias e desgastes da ferramenta?
R : Avaria térmica é quando a ferramenta sofre diversos picos de temperatura, por exemplo, quando a ferramenta está ativa ela elava a sua temperatura e quando ela esta inativa ela reduz sua temperatura. Esse fenômeno quando ocorre rapidamente tende a avariar a ferramenta. A solução é manter uma temperatura constante.
Avaria mecânica são as trincas ou quebras da ferramenta devido aos choques mecânicos ocorridos na entrada da aresta de corte na peça. A ferramenta quando entra em atrito com uma peça em alta rotação, sofre constantes choques por minutos ocasionando lascamentos ou até mesmo a quebra dessa ferramenta. A solução é usar a ferramenta corretamente respeitando suas especificações, isso aumentará a vida útil da ferramenta.
3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.
R: Desgaste de cratera: pode ocorrer quando a superfície de saída sofre um atrito entre a ferramenta e o cavaco.
Desgaste de flanco: pode ocasionar a deterioração do acabamento superficial da peça por modificar a aresta de corte original.
Desgaste de entalhe: pode ocorrer nos dois extremos de contato da superfície de folga da ferramenta e a peça.
Capitulo 7
1. Os fatores que determinam a fixação de um determinado valor limite de desgaste são vários. A ferramenta deve ser retirada de uso quando?
Desgastes de flanco médio, desgaste de flanco máximo, profundidade da cratera, desgastes de entalhe, falha catastrófica. Quando um desses limites forem ultrapassados, recomenda-se a troca da ferramenta.
2. As ferramentas de metal duro têm algumas particularidades em relação às trocas quais são elas?
...