Tipos de investimento em risco
Artigo: Tipos de investimento em risco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatriz • 25/3/2014 • Artigo • 654 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
elação entre risco e retorno
Toda análise de investimento leva em consideração o risco e o retorno do projeto em questão. Em finanças, pode-se definir risco como a volatilidade ou a incerteza de obter um determinado retorno. Retorno trata-se do resultado financeiro esperado de um determinado projeto.
Suponha a existência de dois projetos, A e B, que possuam a mesma expectativa de retorno de 10% ao ano. Imagine, ainda, que o projeto A tenha um risco maior de não realizar o retorno esperado do que o projeto B. Um investidor racional escolherá o projeto B, porque ele possui um risco menor.
Essa lógica determina um dos princípios mais importantes em finanças: quanto maior o risco esperado de um projeto, maior o retorno exigido; e quanto menor o risco esperado de um projeto, menor o retorno exigido.
Por que investimentos diferentes geram retornos diferentes?
Existem vários tipos de investimento, como: aplicação na poupança; aplicação em renda fixa; aplicação em ações de empresas; projetos empresariais etc.
Cada investimento possui um risco específico a ser analisado. A poupança, por exemplo, é um dos investimentos mais seguros, pois o risco de não render o esperado é baixíssimo. Por outro lado, investimento em ações de empresas é mais arriscado, pois depende de vários fatores para dar o retorno esperado, como o desempenho financeiro da empresa ou, ainda, a economia do país.
Os projetos empresariais também possuem alta volatilidade dos retornos esperados. Por exemplo, um investimento em um projeto de exploração de petróleo em águas profundas possui um alto risco associado, pois a possibilidade de ocorrer problemas na execução do projeto é grande e, caso eles aconteçam, os retornos serão afetados. Por outro lado, se o investimento for realizado em um projeto menos arriscado, como a compra de uma franquia com muitos anos de mercado, a probabilidade de os retornos sofrerem grandes alterações é bem menor.
Portanto, existem vários tipos de investimento, com relação ao risco. E o investidor espera ser remunerado de acordo com o risco que está assumindo quando aplica dinheiro em um projeto. Dessa forma, quanto maior for o risco do projeto, maior será o retorno exigido; e quanto menor for o risco do projeto, menor será o retorno exigido.
Mensurando o retorno
Conforme já abordado em aulas anteriores, investir significa abrir mão de recursos hoje para obter mais recursos no futuro.
As empresas investem para gerar retornos. Esses retornos podem ser medidos de duas formas, basicamente:
1. aumento no preço de suas ações, e
2. pagamento de dividendos, resultados dos lucros auferidos pelas empresas, decorrentes de seus investimentos.
Existe uma fórmula que pode ser aplicada para mensurar o retorno:
Dt = Dividendos do ano corrente
Pt = Preço da ação no ano corrente
Pt-1 = Preço da ação
...