Trabalho de Teoria da Contabilidade
Por: Joyce Alt • 6/11/2018 • Artigo • 833 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
Convergência contábil
A contabilidade é considerada a linguagem global no mundo dos negócios e seus objetivos. Ela tem por finalidade atender os usuários com informações relevantes, úteis e em tempo hábil, as quais serão utilizadas para controle, planejamento, avaliação e tomada de decisão.
Nesse contexto, a adoção de uma linguagem comum internacionalmente é capaz de produzir benefícios concretos quando da tomada de decisão por parte desses usuários.
Assim, é extremamente importante, que o processo de convergência contábil integre práticas e as demonstrações financeiras, afim de terem apenas um padrão, principalmente as multinacionais, buscando facilitar o entendimento das informações nelas contidas. O mercado financeiro globalizado tem aumentado à necessidade de comparar os relatórios contábeis e tornar mais dinâmicos entre as econômias de diversos países.
Contudo, essa convergência não é possível se a tributação, a cultura, o ambiente econômico, o treinamento dos profissionais de contabilidade, o ambiente político e social, o mercado de capitais e o controle, não estiverem na busca por uma globalização e harmônicos
O IASB é o órgão sucessor do IASC ( International Accounting Standards Commitee)e tem por objetivo alcançar essa convergência global. Importante na integração e emissão de normas contábeis para todos os componentes do IFAC (International Federation of Accountants).
"[...] o IASB foi criado dentro de um processo de convergência de práticas contábeis, pois reuniu órgãos de vários países e apesar de ele não ter poderes para impor suas normas contábeis localmente, sua influência bem como dos demais órgãos envolvidos no processo é capaz de assegurar a sua aceitação nos diversos países."
No Brasil, o processo de convergência tem na criação do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que é formado por entidades ligadas ao mercado de capitais para possibilitar a padronização de regras; adota o mesmo modelo estabelecido pelo IASB por meio das IFRS e serve como um condutor da elaboração e divulgação das normas brasileiras de contabilidade
2.2 A adoção das IFRS pela primeira vez em outros países
Em 2002, por meio da Resolução 1.606/02, a adoção das IFRS na União Europeia tem como marco a decisão do Parlamento Europeu. Entretanto, os autores Larson e Street (2004) dizem que é necessário mudanças na regulamentação e na estrutura contábil para facilitar a adoção das IFRS e resumem os obstáculos encontrados nos 17 países para a padronização:
[pic 1]
2.3 Evidenciação Contábil (Disclosure)
O termo evidenciação é definido como o processo que permite a avaliação da situação, assim como, as mutaçãoes do patrimônio.
Dessa forma, o ato de divulgar informações úteis que possibilitam a tomada de decisão e duzem a assimetria das informações entre adminstradores e investidores.
Carvalho, Lemes e Costa (2006) destacam as quatro características qualitativas da informação estabelecidas no Framework Conceitual do IASB que a torna útil para os usuários e asseveram que a informação deve ser: Prontamente compreensível aos usuários, relevante na tomada de decisão, confiável e comparável
Assim, para alcançar seus objetivos, a evidenciação deve conter, os aspectos referentes ao reconhecimento e a mensuração de itens ativos, passivos e de resultados conforme estabelecidos pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
...