Um mundo em mudança
Por: 5246 • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Um mundo em mudança. O novo conceito e seu impacto no processo Adaptativo-Inovativo das organizações. O novo contexto e o Indivíduo: A aquisição de novos conhecimentos como forma de sobrevivência.
Introdução:
O mundo atual é caracterizado pela constante transformação, inovação e renovação em todos os aspectos da vida. Todas as mudanças podem causar tensões e frustrações que resultam na desmotivação e por consequência, na redução da eficácia das organizações. Contudo, são desenvolvidos métodos, técnicas e processos destinados a mudar as organizações e tornar as pessoas que nela trabalham mais flexíveis e adaptáveis à rapidez das mudanças tecnológicas e sociais. Neste contexto, é preciso haver uma reciclagem nas políticas organizacionais, através de incentivos para o desempenho dos operários, assim a organização aumenta a produtividade e a satisfação dos membros da empresa. A necessidade da compreensão das organizações sobre as condições de trabalho oferecidas aos funcionários é fundamental para que a empresa alcance seus objetivos sem deixar de se preocupar com as necessidades pessoais de cada funcionário. O ser humano tem objetivos comuns e pessoais que devem ser respeitados e, principalmente dentro de uma organização, é importante valorizá-los para estimular o crescimento do indivíduo, o qual consequentemente contribuirá voluntariamente para o sucesso da organização. Portanto, essa consciência organizacional precisa ser aprimorada e adaptada às necessidades atuais dos indivíduos que dela fazem parte, para que ambos estejam satisfeitos com o seu papel dentro da sociedade e alcancem seus objetivos.
A mudança faz parte do cotidiano das pessoas e das organizações. Motta (2001) define a mudança organizacional como o conjunto de alterações na situação ou no ambiente de trabalho de uma organização. A mudança organizacional bem como as formas de resistência das pessoas à sua implantação não são fenômenos recentes. Porém, segundo Wood Junior, Curado e Campos (1994), as mudanças que estão ocorrendo no contexto organizacional atual são diferentes daquelas que ocorreram no passado, quando predominava um confortável padrão de continuidade. A partir dos anos 70, com o esgotamento do modelo taylorista-fordista de produção, instalou-se uma nova ordem mundial. As organizações foram impulsionadas à busca de inovação tecnológica, estratégias de expansão e adoção de modelos de gestão que significassem a ampliação de resultados frente à competitividade mundial. Assim, novos conceitos passaram a fazer parte do cotidiano das organizações. Flexibilidade, participação, qualidade total são alguns dos conceitos que impulsionaram as transformações organizacionais.
O cenário empresarial tem sido um dos principais afetados por essas transformações. As empresas vêm buscando resultados e diminuição de seus custos, ampliando assim, cada vez mais, o foco na qualidade, produtividade, competitividade e excelência. Esses conceitos estão alterando o enfoque organizacional. A cada dia, as tradicionais abordagens da administração vêm sendo substituídas por outras mais modernas que atendam mais rapidamente as necessidades de mudança. Em consequência, desenvolvem-se diversas ferramentas que auxiliam as empresas a obterem mais informações para a realização de suas mudanças organizacionais, como exemplo podemos citar benchmarking, gestão pela qualidade total, aprendizagem organizacional (VERGARA 2000).
Para se adaptar a esse novo contexto o indivíduo tem que adquirir uma maior flexibilidade e capacidade de adaptação diante das novas situações. A aquisição de novos conhecimentos é uma das formas mais eficazes de enfrentar as constantes mudanças no cenário atual. O conhecimento tornou-se o meio de produção por excelência e ele é propriedade não da organização, mais sim do trabalhador do conhecimento.
A organização inovadora é aquela que se dispõe a mudar sua estrutura em
...