Versão beta do balanço patrimonial da empresa
Projeto de pesquisa: Versão beta do balanço patrimonial da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valzinha121419 • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 4.670 Palavras (19 Páginas) • 433 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 4
BALANCETE 5
ATIVO CIRCULANTE 6
REGIME DE COMPETÊNCIA 7
REGIME DE CAIXA 8
LIVRO RAZÃO 13
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 13
CLT 14
RELATÓRIO FINAL 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Etapa 1
O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, assim como o estudo dos principais assuntos aplicados à contabilidade intermediária tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros.
Efetuaremos a elaboração do balancete de verificação da Empresa “Companhia Beta” bem como seus lucros e o total de seu ativo circulante. Ainda vamos diferenciar o Regime de caixa e Regime de Competência, pautados pelo Principio Contábil da Competência.
Vamos reforçar os conhecimentos técnicos sobre as principais informações utilizadas na pratica e nos cálculos da folha de pagamento assim como suas respectivas tabelas divulgadas pela legislação.
DESENVOLVIMENTO
Balancete de verificação da Companhia Beta
Para obtermos o resultado do período, é necessário procedermos a apuração do resultado do exercício confrontando as receitas com as despesas do mesmo período. Nesse caso, encontramos a diferença obtida entre receitas e despesas, que podem por sua vez ser lucro ou prejuízo.
Veremos a seguir a tabela do balancete de verificação da Empresa Beta:
Balancete da Companhia Beta
Balancete de Verificaçãoé um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário.Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valos, cabendo ao balancete verificar se a a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Contas: é o elenco de todas as contas previstas pelo setor contabil de uma empresa, necessárias aos seus registros contábeis.
Saldos Devedores(Ativo): Os ativos estão representados por todos os bens e direitos de uma instituição econômica possui e que possasm ser valorizados em termos monetários.
Saldos Credores (Passivo): representam todas obrigações e dividas contraidas pela entidade economica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso.
Apuração de resultados
Razonetes:
Aseguir apresentaremos o lucro apraado pela Companhia Beta, antes da dedução do imposto de renda (IR) e da contribuição social (CR) sobre o lucro e o total da ativo circulante
Lucro apurado antes do IR e da Contribuição social
LUCRO = RECEITAS – DESPESAS
LUCRO = 477.000,00 – 306.000,00
LUCRO = 171.000,00
A Compahia Beta apresentou um lucro de R$ 171.000,00 pois sua receita foi maior que suas despesas
ATIVO CIRCULANTE
Recursos aplicados que podem ser convertido em dinheiro no prazo de 12 meses
Etapa 2
Regime de Caixa e Regime de Competência
Diversas empresas, em determinado tempo de sua atividade questionam a seus responsáveis pelo setor financeiro, o porquê da empresa vender tanto os seus produtos ou serviços, e o lucro dessas vendas não se refletir no caixa da empresa. Os motivos podem ser os mais diversos. Porém, através de pesquisas realizadas por órgãos do ramo constatou-se que a principal dificuldade das empresas é a de entender a gestão financeira do próprio negócio.
Esse desconhecimento faz com que aspectos como falta de capital de giro e endividamento precoce sejam os primeiros sintomas a aparecer, uma vez que o fluxo de caixa, que consiste na gestão da entrada e saída de dinheiro na empresa, esteja mal elaborado, ou até mesmo não seja elaborado. Além de demonstrar, de maneira rápida e prática o controle e registro das movimentações financeiras, o fluxo de caixa pode ser utilizado como previsão de futuro, antecipando informações referentes à sobra, ou falta, de recursos financeiros para quitar os compromissos da empresa.
Deparando com essa situação a empresa deve avaliar seu desempenho através de dois critérios simultâneos: Regime de Caixa e Regime de Competência. O Regime de Caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, como igrejas, clubes, sociedades filantrópicas, etc. Esse regime caracteriza-se pela analise do fluxo de caixa no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários, sendo que sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo de obtenção de lucro.
Veja alguns exemplos de itens comprados a prazo;
Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores;
Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas);
Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, etc.)
Já pelo critério do Regime de Competência, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de vendas com os respectivos custos para sua realização. A receitas devem ser contabilizadas no período em que foram geradas, independente do seu efetivo recebimento. A receita será
...