Web Aula: CONCEITOS HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: Dávilla Oliveira • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.417 Palavras (10 Páginas) • 520 Visualizações
WEB AULA 1
Unidade 1 – Introdução à Administração
CONCEITOS HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Olá, seja bem-vindo à nossa primeira webaula da Unidade 1!!!
Sou o Prof. Rinaldo José Barbosa Lima e nessa primeira unidade vamos trabalhar os fundamentos da administração relacionados ao pensamento administrativo que impactar diretamente no dia a dia das organizações de forma a agregar valor nos resultados empresariais.
Nesse caso, precisamos entender o sentido da palavra administração no contexto empresarial, que é tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e a melhor forma utilização de recursos agregando valor aos resultados, sejam estes produtivos ou econômicos.
Inúmeras são as funções relacionadas à administração, podemos citar a gestão de pessoas, finanças, marketing, comercial, produção, desenvolvimento, entre outras. Todas as funções estão ligadas diretamente às competências, habilidades e atitude dos profissionais envolvidos nos processos, compondo uma visão sistêmica de toda a organização, sendo capaz de intervir de forma positiva para a melhoria contínua dos processos.
Nesse sentido, podemos dizer que no processo de melhoria contínua são identificados pontos vulneráveis ou problemáticos, analisadas as informações, tomada a decisão, elaborado plano de ação e corrigidos problemas em definitivo.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
De origem do latim é a palavra Administração, onde ad significa direção e minister indica subordinação ou obediência. O emprego dessa palavra tornou-se tão comum que está presente na administração pessoal, familiar, financeira, empresarial, mas essa estória começou há muitos séculos, em torno de 5.000 a.C. Granjeiro (2006) revela que a real finalidade da administração é alcançar determinados objetivos desejados de forma calculada. Acrescentamos que para isso deverão ser utilizados racionalmente os recursos disponíveis, bem como o emprego das competências pelos gestores envolvidos no processo.
A maioria da população mundial vive numa sociedade eminentemente organizacional. O indivíduo, ao longo de sua trajetória, depende das organizações e é controlado por organizações e nelas passa a maior parte do seu tempo. Assim, a organização pode ser entendida como a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com ambiente. (PEREIRA, 2012, p. 15).
[pic 1]
O termo administração, no modelo estrutural aqui preconizado, assume importante posição na definição das opções básicas para o sucesso empresarial que envolve comando, gerência, supervisão, sem falar nas funções relacionadas ao planejamento e controle de atividades. Dessa forma, a administração possibilita a utilização dos recursos produtivos (máquinas, equipamentos, sistemas, estruturas físicas/humanas e financeiro). O emprego de métodos e técnicas administrativas de gestão poderá possibilitar à empresa atuar de forma racional e adequada às suas necessidades, agilizando a tomada de decisão, potencializando os processos-chave de produção e eliminando desperdícios e retrabalhos.
Para um bom gestor, alguns procedimentos básicos sobre a gestão da organização deverão ser de seu total conhecimento. Os níveis organizacionais são compostos com atividades relacionadas da seguinte forma:
• Nível Institucional: Atividade da Direção
• Nível Intermediário: Atividades Gerenciais
• Nível Operacional: Atividades de Execução
Fica evidente que as organizações possuem níveis hierárquicos para tomada de decisões, e para cada nível haverá um grupo de atividades/funções a serem desenvolvidas. Essa divisão de níveis fica mais evidente quando olhamos o organograma e podemos identificar a cadeia hierárquica organizacional.
Administração ou Gestão?
Sem dúvidas que um dos principais desafios da administração é utilizar as informações para tomada de decisão de forma acertada. Para Montana e Charnov (2006, p. 2), administração é definida como o “[...] ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.
Nesse contexto, podemos dizer que ao citar a administração, estamos falando do gerenciamento da organização. A prática mostra que o desenvolvimento de formas distintas de atuação se traduz em um complexo processo gerencial constituído de pessoas e informações advindas de diversas áreas, como: vendas, financeiro, contabilidade, RH, ouvidoria, atendimento e outras áreas e processos da organização.
Maximiano (2011) esclarece que podemos encontrar outros termos que identificam o mesmo processo dinâmico de tomada de decisão sobre os recursos, idênticos à palavra administração. Os termos utilizados são Management e Gestão, geralmente empregados quando associamos a palavra administração referenciando todas suas implicações administrativas, tanto estratégicas como táticas e operacionais. O termo gestão é muito empregado atualmente no ambiente empresarial das organizações. Segundo o dicionário, gestão está relacionada à “ação de agir: gerenciar ou administrar”, dando conotação direta a áreas como: gestão de negócios, gestão de ativos, gestão financeira, entre outras, todas com o objetivo de alcançar metas fazendo mais com menos.
O que achou do texto? Você deve ter percebido que, além de haver várias definições da palavra administração, todas buscam um só objetivo: resultados.
Os pensadores da Administração
Os maiores pensadores da administração moderna, Taylor e Fayol (início do século) e Maximiano, nas décadas de 80 e 90, definem administração de forma dinâmica, facilitando seu entendimento.
"O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado" (TAYLOR, 1903, s/p.).
"Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar" (FAYOL, 1954, s/p.).
"Ação! Administrar significa, em primeiro lugar, ação [...] processo de tomar decisões norteados ou baseados em quatro conceitos básicos: planejar, organizar, dirigir e controlar" (MAXIMIANO, 2000, p.1).
Em cada abordagem apresentada, o termo administração fica em primeiro plano, parecendo uma repetição; porém, se analisarmos com mais atenção, em cada abordagem o termo administração ganha sentido único.
O QUE DISSERAM OS AUTORES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO?
...