A Ética e Sustentabilidade
Por: angelicaassis • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 3]
TRABALHO INDIVIDUAL
Ética e Sustentabilidade
NOVEMBRO/2018
[pic 4]
Elaborado por: Angélica Assis
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: ONL01882-ZOGEVI03T1
Tópicos desenvolvidos
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
- soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos
Apresentação e objetivo
Os valores pessoais são necessários no dia a dia das organizações na cultura de muitas empresas. Hoje constantemente as empresas são desafiadas a se enquedrarem a um processo de mudanças que causam impactos nos stakeholders, que são partes fundamentais para a governança corporativas como acionistas e na própria sociedade como um todo.
Segundo Ashley (2002), é certo afirmar que nos dias de hoje as empresas precisam ter uma atenção maior não apenas com suas responsabilidades econômicas e legais mais também com suas responsabilidades éticas, morais e sociais. Com o avanço da globalização, as organizações hoje estão se tornando mais vulneráveis, devido as grandes variáveis disponíveis no mercado que o tornam mais competitivo.
Com o risco de o mercado ficar menos regulamentado, com menos restrições governamentais na economia e a uma maior participação de entidades privadas, as organizações devem adotar um perfil diferente, ou seja, procurar estabelecer uma cultura ética dentro das empresas, proporcionando treinamentos aos funcionários sobre o assunto. Foi desenvolvido um estudo onde foram apresentadas ações, ideias e procedimentos para a empresa de telecomunicações VBN, que se propôs a rever alguns de seus relacionamentos com seus clientes internos e externos.
Desenvolvimento
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
Ser integro é um valor que reflete muito no comportamento em geral. É uma qualidade que deve ser adquirida por todos. Podemos citar vários exemplos tais como a integridade moral que reflete a dignidade de um indivíduo. A integridade física que é voltada para o bem-estar ou saúde física de uma pessoa ou de um grupo. A Na integridade pessoal temos uma definição que abrange a integridade moral e a física que é um direito encontrado na constituição em vários países.
Na área profissional a integridade é muito importante, pois um empregado integro se comporta de acordo com as normas de ética e de moral exigidas pela empresa. E ao criar programas focados no desenvolvimento humano, não teremos como prioridade o lucro, mas sim a participação e uma busca por excelência. Uma vez que a empresa seja associada a competência e ao comprometimento de seus funcionários, ela terá um resultado a longo prazo ao promover ações que os levem a uma postura ética acrescentando valor a sua organização.
Quando a empresa não tem uma postura ativa com relação a integridade e nem busca promover ações junto a organização, certamente esta empresa será afetada, seu ambiente estará comprometido e ate mesmo sua imagem dentro do mercado poderá ser afetada, e como consequência seu lucro irá diminuir. A empresa não será capaz de construir a autoestima de seus funcionários e muito provável que eles percam o orgulho e interesse em fazer parte dela.
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
Resistir a mudança é uma atitude presente até mesmo nas organizações que estão dispostas a mudar, e isso não acontece apenas por que as pessoas não querem mudar, geralmente as pessoas que são mais resistentes a mudança também são as mais negativas. É claro que nem todos são iguais, cada um tem à sua maneira de resistir as mudanças que ocorrem e é função do gerente tentar identificar e realizar um planejamento para realizar a mudança reduzindo ou eliminando os efeitos negativos.
A maior dificuldade que uma organização possui hoje em implementar mudanças é com a resistência. As pessoas costumam resistir a uma mudança por achar que isso será prejudicial a ela, e não somente por medo, mas por outras razões como aumento de trabalho, salário menor ou até mesmo a tão temida demissão.
Para modificar a cultura dentro das organizações é necessário que seja criado uma organização para aprendizado, para que as pessoas adquiram conhecimentos sobre o ambiente, o os negócios e o gerenciamento como um todo. Abandonar os processos rígidos e ciar uma cultura onde possamos compartilhar de informações entre as pessoas, reconhecendo os resultados atingidos durante o processo de transformação.
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
Comportamentos antiéticos surgem por diversos fatores dentro das organizações, principalmente quando há competitividade, onde as pessoas visam atingir seus objetivos sem se preocupar como o fará, deixando de lado seus valores éticos e seus princípios. Podemos dizer que a moral hoje corresponde a normas que buscam orientar de maneira pratica o comportamento humano enquanto a ética corresponde a ciência que avalia a crítica moral.
A ética é um tratado da moral, mede os valores entre o bem e o mal, o certo e o errado. Hoje em dia o assédio moral tem sido um dos mais graves problemas antiéticos que encontramos em determinadas organizações. O assédio moral é caracterizado por qualquer conduta abusiva, seja em forma de palavras, comportamentos, gestos que possam que causam dano a personalidade, sua integridade metal e física. É a exposição dos funcionários a situações embaraçosas e humilhantes durante sua jornada de trabalho.
...