A COMPREENSÃO PARA A APREENSÃO DO MUNDO
Por: alvesemily1 • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
03NMB
EMILY BEATRIZ DOS SANTOS ALVES
A COMPREENSÃO PARA A APREENSÃO DO MUNDO
BELÉM
2017
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
03NMB
EMILY BEATRIZ DOS SANTOS ALVES
A COMPREENSÃO PARA APREENSÃO DO MUNDO
Produção acadêmica referente à disciplina Metodologia do Direito, sobre orientação da professora Msc. Rose Martins Tavares para obtenção de nota parcial alusiva a 1ª avaliação da turma 03NMB, do curso de Bacharelado em Direito da UNAMA.
BELÉM
2017
CAMPELLO, Ronaldo. A importância da leitura na formação do cidadão crítico. Disponível em:< https://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-leitura-na-formacao-do-cidadao-critico/> Acesso em: 28 de março de 2017.
Segundo o autor, a leitura é a ferramenta primordial para a percepção e compreensão da realidade, para a formação do ser e do conhecimento verdadeiro.
Tal é um processo gradual e dinâmico de intervenção mental, que perpassa o ato de interpretar símbolos e signos, mas que não se limita a isto. Ela alcança uma dimensão sociocultural, ao promover ao indivíduo mecanismos para compreender e refletir sobre o mundo que o cerca a partir de suas experiências e percepções, e culmina na formação de um ser autônomo, constituído de capacidade para efetuar ações coerentes e solucionar problemas através de uma consciência crítica, realista e construtiva.
Entretanto, no Brasil, há uma carência de cidadãos conscientes da importância desta. Alguns atribuem ao ato de ler uma forma mecanizada e apática, de dedução pontual e fechada ao que está expresso nos livros, sem refletir sobre o mesmo e fazer paralelo com o que vive; outros- a nem o fazem, demonstrando total desinteresse, ocasionado, talvez, pela forma coercitiva que o sistema promove o ato de ler nas escolas, o que resulta em seres inexpressivos e conformados.
É necessário promover mudanças nas formas de apropriação, constituição e difusão do conhecimento. Para tanto, é imprescindível situar o educador e a sociedade de seu papel fundamental na orientação e estimulo ao habito de leitura e interpretação de maneira conexa ao que se experimenta cotidianamente, valorizando os interesses e perfis de cada indivíduo (tornando atrativo) desenvolvendo plenamente as suas potencialidades.
...