A CONSTRUÇÃO CIVIL E A ECONOMIA
Por: 85Rafaela • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.226 Palavras (9 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
CONSTRUÇÃO CIVIL E A ECONOMIA
SÃO PAULO/2015
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CONSTRUÇÃO CIVIL E A ECONOMIA
SÃO PAULO/2015
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CONSTRUÇÃO CIVIL E A ECONOMIA
Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho, como um dos requisitos para obtenção de nota à integrar a média semestral do curso de bacharelado em Direito.
Orientador:
Prof. Caio
SÃO PAULO/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. CONSTRUÇÃO CIVIL – CONCEITO ................................................................ 6
3. PRINCIPAIS AGENTES DA CONSTRUÇÃO ................................................... 7
4. APERTO FISCAL IMPACTA SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ................. 8
5. OPERAÇÃO LAVA JATO, AS EMPREITEIRAS E A ECONOMIA ............... 9
6. MERCADO DE TRABALHO – VISÃO GERAL ................................................ 10
7. CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS CAGED ... 11
8. SINTESEDO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO
FORMAL NÍVEL: BRASIL ........................................................................................ 12
8.1. SINTESEDO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO
FORMAL NÍVEL: SÃO PAULO................................................................................ 13
9. CONCLUSÃO......................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 16
1 APRESENTAÇÃO GRÁFICA
2. BRASIL – ADMITIDOS, DESLIGADOS 12
3. EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL SEM AJUSTE EM SÃO PAULO 13
3.1 COMPORTAMENTO DO EMPREGO 14
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 16
1 INTRODUÇÃO
A construção civil é uma das cadeias produtivas mais importantes para a economia do Brasil, pela geração de emprego e renda, pelos avanços tecnológicos, pela ampliação da oferta de moradias e empreendimentos imobiliários, pelas obras de infraestrutura e logística, que proporcionam avanço em vários âmbitos da economia. Vale destacar que apenas este setor representa 6,5% do PIB, ou seja, o total das riquezas produzidas pelo País.
Entretanto, a atual conjuntura econômica do Brasil exigiu algumas medidas de aperto fiscal pelo Governo Federal, que por consequência, impactaram diretamente esse importante setor de várias formas.
Além disso, um grandioso escândalo de corrupção envolvendo a estatal Petrobras e diversas empreiteiras resultaram em prisões dos principais executivos dessas empresas. O descrédito por parte das instituições financeiras foi a última das consequências, que dificultaram o acesso aos financiamentos que são essenciais para o funcionamento do setor.
2 CONSTRUÇÃO CIVIL - CONCEITO
É o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo, de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões, como por exemplo, a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
3 PRINCIPAIS AGENTES DA CONSTRUÇÃO
Apesar de existir diversas construtoras e empreiteiras no Brasil, as obras de grande porte e de maior impacto na infraestrutura estão oligopolizadas nos seguintes agentes:
- OAS
- Camargo Correa
- Odebrecht
- Andrade Gutierrez
- Mendes Júnior Tranding
3.1 O PODER ECONÔMICO E A INFLUÊNCIA POLÍTICA DOS AGENTES
Muito pode se falar a respeito do atual oligopólio das principais construtoras do Brasil, mas é incontestável o poder e a influência deles, o que pode determinar certos favorecimentos nas grandes licitações.
A influência política se dá, em grande parte, pelo gigantesco financiamento das campanhas eleitorais dos principais partidos políticos do Brasil, isso para citar a forma mais evidente dessa influência.
Como fator que subsidia essa afirmativa, demonstramos abaixo as outras relações econômicas desses agentes:
- Odebrecht – É proprietária de um grupo petroquímico, a Braskem, e cerca de 65% de seu faturamento total provém do setor petroquímico.
- Camargo Correa – É proprietária de vários grupos industriais, é produtora de cimento e é proprietária da São Paulo Alpargatas (Havaianas, Topper e Rainha) e também é proprietária da Santista Têxtil.
- Andrade Gutierrez – É uma das principais acionistas da Cemig e da Oi.
4 APERTO FISCAL IMPACTA SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Devido a atual conjuntura econômica do Brasil, o Governo Federal anunciou diversas medidas de aperto fiscal, reduzindo drasticamente os investimentos em diversos setores, destacamento o setor da construção civil.
Um dos principais estandartes do atual Governo Federal é o programa Minha Casa Minha Vida, que atualmente emprega diretamente mais de 400 mil profissionais formalmente e que foi afetado com um corte na ordem de 34,6% dos investimentos.
...