A Dissertação
Por: Matheus Carvalho • 21/4/2021 • Bibliografia • 294 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
Exercícios de fixação – aula 1
Aluno: Matheus Vinícius Gomes de Carvalho
Matricula: 20171eme0377
- Economia é uma ciência que explora bem recursos de outras áreas como matemática e probabilidade, porém não é considerada uma ciência exata, mas sim uma ciência social, justamente por usar esses recursos matemáticos para mostrar projeções sobre um conjunto de pessoas dentro da sociedade.
- A Lei da Escassez, resumidamente, afirma que embora o homem tenha vastos meios de produção, eles não são suficientes para satisfazer os desejos humanos que são praticamente infinitos, tendo assim que realizar escolhas, tornando as decisões econômicas mais racionais.
- Primeira questão fundamental – “O que produzir?”: está diretamente relacionada com a Lei da Escassez, pois a sociedade necessita decidir as prioridades nas necessidades pessoais, justamente por ter recursos finitos.
Segunda questão fundamental – “Quanto produzir?”: questão ligada a quantidade de recursos a serem utilizados para satisfazer as necessidades.
Terceira questão fundamental – “Como produzir?”: questão ligada ao modo de produção, bem como técnicas a serem utilizadas para produzir os bem tidos como maiores necessidades, levando em consideração a disponibilidade de produção dentro de uma sociedade.
Quarta questão fundamental – “Para quem produzir?”: está intimamente ligada aos agentes consumidores escolhidos por empresas e governos.
- Primeiro setor econômico – “Setor primário”: atividades que abrangem a colheita de matérias-primas para os demais setores básicos.
Segundo setor econômico – “Setor secundário”: setor responsável pelo recebimento direto da matéria-prima colhida no setor primário. Engloba a produção de bens físicos.
Terceiro setor econômico – “Setor terciário”: setor diretamente ligado aos consumidores finais, abrangendo a prestação de serviços, como comércio e a administração pública.
Quarto setor econômico – “Setor quaternário”: alguns especialistas tratam esse setor como um acréscimo ao setor terciário. Foi subdivido devido aos avanços da tecnologia e engloba serviços de desenvolvimento de informação e comunicação.
...