TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Fria

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Guerra Fria

Pode ser conceituada como um conflito “diferente” dos tradicionais, uma vez que dois países envolvidos não se enfrentxam, do ponto de vista militar. Esse novo confronto, quando chegou à situação de envolvimento bélico, ocorreu sempre em outros países principalmente os do terceiro mundo. Todos sabiam que um conflito aberto envolvendo as duas grandes superpotências colocaria um ponto final nesta história, pois não haveria a menor possibilidade de alguém sobreviver a uma guerra nuclear.

No plano político-militar, surgiram novas alianças, visando defender a unidade dos respectivos blocos, liderados de um lado pelos Estados Unidos e de outro pela URSS:

  • Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), composta pela Europa capitalista, Estados Unidos e Canadá.
  • Pacto de Varsóvia, composto pelos países do Leste Europeu, era uma resposta soviética às alianças militares organizadas pelos Estados Unidos.

Foram longos anos de Guerra Fria, havendo o risco iminente de uma III Guerra, com o provável uso de armas nucleares.

A ascensão de Gobachev (1985) ao poder soviético provocou grandes alterações na URSS: a Perestroika: Os processos de reforma econômica radical e de reestruturações sociais realizadas na URSS e em geral nos países do Leste Europeu. E a Glasnost: Foi uma medida politica implantada juntamente com a perestroika na União Soviética durante o governo de Mikhail Gorbachev, a Glasnost contribuiu em grande parte para a intensificação de um clima de instabilidade causado por agitações nacionalistas, conflito étnicos e regionais e insatisfação econômica, sendo um dos fatores causadores da ruína da URSS. Gorbachev procurou pôr fim à Guerra Fria, obtendo alguns êxitos na sua política externa.

História da queda do muro de Berlim Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões. As duas Alemanhas No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético. A construção do muro Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade. O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar. A Queda do muro Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico marcou o início de uma nova era de relações internacionais e representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha. O desmembramento da URSS também marcou o fim da guerra fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com