A Monografia Jurídica
Por: Dayane Ribeiro • 8/8/2017 • Monografia • 8.098 Palavras (33 Páginas) • 168 Visualizações
MANUAL DE MONOGRAFIA JURÍDICA DA UNIRP
Noções gerais
A monografia jurídica representa o trabalho de conclusão de curso dos bacharéis em Direito. Exige, para tanto, que o aluno do curso de Direito escolha um professor orientador referente à área que pretenda desenvolver seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa científica, que traz um estudo minucioso acerca de determinado tema, não sendo exigida uma abordagem inédita sobre o assunto em pauta.
A monografia difere-se da dissertação e tese.
Dissertação: exigida para a obtenção do título de Mestre em Direito. Sendo assim, haverá a necessidade de defesa da tese no mestrado (Pós-graduação stricto sensu). A Banca examinadora é composta de três integrantes (doutores).
Tese: exigida para a obtenção do título de Doutor em Direito. A Banca examinadora é composta por cinco integrantes, doutores em Direito.
O curso de Direito da UNIRP exige que o aluno defenda sua monografia, no 9º período, perante a Banca Examinadora, que deverá ser composta por dois professores:
- Orientador (será o Presidente): quem orientou o aluno na elaboração da monografia.
- Arguidor: responsável por fazer a arguição dos alunos.
Observe-se que um terceiro professor, não pertencente à casa, poderá ser convidado por conta e risco do aluno, desde que haja concordância da Coordenadoria.
Assim, teremos:
- Um orientador (escolhido conforme a lista de professores divulgada semestralmente pelo Núcleo de Monografia Jurídica);
- Um orientando (aluno que desenvolverá o trabalho monográfico) e
- Um arguidor (professor responsável por fazer a arguição do aluno durante a banca examinadora, questionando-o acerca de dúvidas e questões pertinentes ao tema).
A monografia deverá ser desenvolvida segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), organização que define as normas para publicações acadêmicas realizadas no país.
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
1.ª ETAPA: PRAZO - o aluno (no 7º período) deverá observar os prazos estipulados em Edital publicado pelo Núcleo de Monografia Jurídica - NMJ, para escolha do tema, orientador, projeto de pesquisa etc.
2.ª ETAPA: ÁREA - o aluno deverá escolher a área em que pretende desenvolver o trabalho monográfico e o professor orientador, por meio de Formulário próprio. Esse momento é muito importante para o aluno, já que o mesmo passará seis meses sob a orientação do professor escolhido. Mas atenção: o professor-orientador possui um limite de vagas, o qual é fixado por Edital. Sendo assim, ao atingir esse limite, a Coordenação da Monografia não aceitará outros alunos orientandos para os professores que já estejam com suas vagas encerradas.
3.ª ETAPA: TEMA - Escolha do tema. O aluno deve observar que a escolha do tema é fundamental. Justamente por isso, é interessante que o orientando faça uma pesquisa bibliográfica antes da definição final. Temas com poucas referências bibliográficas poderão dificultar a pesquisa do aluno. Além do mais, o tema deve ser restrito. Ex: se o aluno se propuser a realizar trabalho monográfico com o tema “Publicidade”, encontrará uma grande dificuldade, já que é um tema amplo e que requer a preocupação do aluno em tratar de diversos tópicos. O aluno teria que abordar toda a matéria acerca do tema: propaganda, publicidade enganosa por comissão, por omissão, publicidade abusiva etc.. Se o aluno restringir um pouco, colocando “Publicidade enganosa”, seu trabalho será menor, mas ainda assim é um tema amplo. O ideal é especificar ao máximo. Ex: “A publicidade enganosa realizada pelas indústrias de cosméticos”.
4.ª ETAPA: PROJETO DE MONOGRAFIA - Elaboração do projeto de monografia, conforme modelo apresentado pelo Núcleo de Monografia Jurídica, nos termos deste manual.
5.ª ETAPA: MONOGRAFIA - Início da monografia. Essa etapa é dividida em nove fases:
1ª fase: levantamento bibliográfico.
2.ª fase: pesquisa de exploração, fazendo uma coleta de dados.
3ª fase: pesquisa de seleção – análise dos textos que mais se enquadram ao tema proposto.
4.ª fase: pesquisa específica - leitura e elaboração de resumos dos textos mais específicos ao assunto abordado.
5ª fase: pesquisa analítica – análise do material selecionado, interpretando-o – formação de opinião a respeito do tema.
6.ª fase: desenvolvimento do trabalho.
7.ª fase: revisão gramatical.
8.ª fase: entrega da monografia.
9.ª fase: defesa pública da monografia.
Como se observa, o aluno deverá separar o material que irá utilizar. Caso faça a opção por pesquisa de campo, deverá organizar essa pesquisa, observando como e quais as pessoas que serão entrevistadas etc.
Após separar o material, o aluno deverá selecionar aquilo que interessa à sua pesquisa.
É importante que o aluno elabore fichamento do material que entendeu ser importante.
Temos algumas espécies de fichamento:
- Ficha bibliográfica
Representa apenas a indicação de toda a bibliografia consultada.
CASSONE, Vittorio. Direito tributário. 16. ed. São Paulo: Altas, 2004. 519p.
- Ficha de transcrição (para citações)
Realizadas a partir de cópia fiel de frases/parágrafo do texto. Observem que é preciso destacar de que obra e página foi retirada a citação, para futura inserção da citação na monografia. Ex: “Entendemos que a alíquota zero é uma coisa e isenção é outra. Conforme o caso, podem até ter os mesmos efeitos. Entretanto, a questão ganha relevo quando os efeitos são diferentes” (CASSONE, Vittorio. Direito tributário. 16. ed. São Paulo: Altas, 2004. p. 260).
...