A Psicólogo e filósofo francês
Por: Biel Gabriel • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
RESUMO - MAURICE MERLEAU PONTY
SOBRE MAURICE
- Psicólogo e filósofo francês
- Escola psicológica que se insere: Gestalt
HISTÓRICO
1908 - Nascimento – 14/03/1908
1930 – formou-se em Filosofia
1931 a 1933 – lecionou no Liceu de Beauvais
1935 a 1939 – lecionou no Liceu de Chartres
1935 a 1939 – lecionou na Escola Normal Superior
1939 – 1940 – mobilizado para a 2º Guerra Mundial
1940 a 1944 – lecionou no Liceu Carnot e participou da resistência nazista
1945 – Doutorado e nomeado diretor de cursos e conferências da Universidade de Lyon. Funda a revista Les Temps Moderns (Tempos Modernos). Escreve sua 1º tese Fenonenologia da Percepção
1948 - se tornou professor titular da Universidade de Lyon. Junto com Sartre fundou o Partido de Renovação Democrática
1949 a 1942 - ocupou as cadeiras de psicologia e pedagogia
1947 – escreve o artigo Humanismo e Terror (artigo de crítica ao marxismo e marca a divergência com Sartre)
1950 – afasta-se do comunismo soviético e publica o artigo União Soviética e os Campos
1952 – eleito para o Colégio de França em 1952, onde lecionou até a data da sua morte. Deixa de ser editor da revista Les Temps Moderns (Tempos Modernos)
1955 – escreve o artigo As aventuras da Dialética (assim como Humanismo e Terror, é um artigo de crítica ao marxismo e marca a divergência com Sartre)
1961 - Morte – 03/05/1961
Merleau-Ponty viveu a Segunda Guerra Mundial e a ocupação da França pelos alemães. Junto com Sartre e outros intelectuais franceses fez parte da Resistência, em um grupo criado por eles chamado Socialismo e Liberdade. Essa atividade política irá contribuir para suas reflexões sobre a história, a política e a dialética. O objetivo era publicar artigos de política, filosofia e literatura. Politicamente, era consensual a ideia de acabar com as injustiças do nazismo e criar uma sociedade mais humana. Como na época a União Soviética não tinha sido ocupada pelos nazistas e tinha uma alternativa de regime político econômico, estes intelectuais pensaram no comunismo como uma opção. Foi aí que Merleau-Ponty se aproximou do comunismo, mas sempre com reservas, devido aos campos de trabalho soviéticos. Se afastou de Sartre devido às divergências de pensamentos comunistas.
FENOMENOLOGIA
Fenomenologia: é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
Para Merleau-Ponty, o comportamento exclui a causalidade mecânica e o espaço geometricamente entendido, e implica o recurso a um "espaço ligado ao corpo como uma parte da sua carne".
Merleau-Ponty exercitou em sua teoria reflexões sobre a fenomenologia, movimento filosófico segundo o qual, assim que algo se revela frente à consciência humana, o homem inicialmente o observa e o percebe em completa conformidade com sua forma, do ponto de vista da sua capacidade perceptiva. Na conclusão deste processo, a matéria externa é inserida em seu campo de consciência, convertendo-se, assim, em um fenômeno.
...