A SEGURANÇA PÚBLICA
Por: taab • 5/4/2018 • Artigo • 2.845 Palavras (12 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
TALISSON ANDRÉ ARAÚJO BEZERRA
SEGURANÇA PÚBLICA EM FORMOSA
O QUE FAZER PARA MELHORAR?
FORMOSA-GOIÁS[pic 2]
MARÇO DE 2017[pic 3]
TALISSON ANDRÉ ARAÚJO BEZERRA
SEGURANÇA PÚBLICA EM FORMOSA
O QUE FAZER PARA MELHORAR?
ARTIGO CIENTÍFICO APRESENTADO AO CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA PELO INSTITUTO COMO SENDO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO EXIGÊNCIA PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ORIENTADORA ESP. JACILEIA ALVES.
FORMOSA-GOIÁS[pic 4]
MARÇO DE 2017[pic 5]
SUMÁRIO
Resumo........................................................................................................................4
Apresentação...............................................................................................................5[pic 6]
Título.............................................................................................................................6
Subtítulo.......................................................................................................................7
Introdução.....................................................................................................................8
Desenvolvimento..........................................................................................................9
Conclusão...................................................................................................................13
Referência bibliográfica..............................................................................................14
RESUMO
A cidade de Formosa já foi uma cidade muito tranquila, com um baixo índice de criminalidade, mas nos últimos anos os números de crimes vêm crescendo rapidamente, e essa onda de crimes são apenas consequências de certos relaxos do governo e da falta de investimento etc.
Podem ser citados vários problemas que facilitam essa crescente no numero de crimes, como poucos policiais na rua, pois, com poucos policiais nas ruas, a chance das ações dos meliantes darem certo é maior, e a media de policiais por pessoa em Formosa é muito baixa, um policial a cada 470 pessoas, o que facilita e muito a vida dos infratores penais.
Outro fator que influenciam nesses altos números, são os menores, que são quase impuníveis, e muitas vezes são usados pelo cabeça do crime como objeto de execução da infração. Por isso, devem ser elaborados projetos sociais para tirarem os pequenos meliantes das ruas.
É necessário ainda para a diminuição da criminalidade um maior investimento na cidade, como fazer limpeza de lotes abandonados, limpar sempre as ruas, um melhor asfalto. Pois, com essas coisas feitas da um sentimento de segurança, e meio que inibe o meliante. Além de investimentos na cidade, é importante investir na policia também, possibilitando a eles melhores matérias, melhores viaturas, e além de tudo, um salario mais digno, pois, eles- os policiais- se arriscam diariamente para salvar vidas alheias à dele.
Sobre tudo isso ainda pode ser levado em consideração a superlotação dos presídios, que acaba facilitando a fuga. A secretaria de segurança pública e administração penitenciaria (SSPAP) disse que seria construído um novo presidio em Formosa, com capacidade para abrigara 300 detentos, porém, as obras não foram iniciadas.
Palavras-chaves: policiais, menores, investimentos, projetos, prisões.
APRESENTAÇÃO
Este artigo tem o intuito de apontar falhas da segurança pública e ainda mostrar algumas soluções possíveis de se realizar. No presente artigo, não irei falar sobre coisas que podem acabar de vez com a criminalidade na sociedade, mas sim, como diminuir e chegar um nível que não amedronte tanto a população, como esta sendo nos dias atuais.
O artigo traz em seu corpo diversos modos de como combater a criminalidade de forma racional, e vem demonstrando também que uma cidade segura não é uma utopia, mas se tiver uma boa administração a segurança será apenas uma consequência.
O artigo vem em seu conteúdo demonstrando em seu conteúdo diversos pontos precários do sistema de segurança do município e alguns do Brasil, como o baixo número de policiais nas ruas, a superlotação dos presídios, fugas de detentos inexplicáveis, dentre tantos outros. Mas além da critica aponta também soluções para esses problemas, soluções um tanto quanto sensatas e possíveis de serem executadas.
SEGURANÇA PÚBLICA EM FORMOSA
A segurança pública em Formosa nos últimos anos vem sendo totalmente precária, com altos índices de criminalização, com baixo efetivo policial, e ainda pode-se apontar a baixa preocupação dos governantes em resolver o problema da segurança. A segurança é algo que é imprescindível para o convívio social.
A segurança engloba vários temas, que serão discutidos no corpo do presente artigo. Podemos colocar em pauta que de fato o sistema público de segurança formosense precisa de uma reforma, pois, está cada vez mais em declínio.
Os números de pesquisas feitas são espantosos, como a media de homicídio, que media do município é a maior que a nacional, ou talvez a media de policiais por habitante, que é quase a nossa media é quase a metade da media brasileira. Então apenas por esses números podemos concluir a atual situação da segurança do município.
O QUE FAZER PARA MELHORAR A SEGURANÇA EM FORMOSA
Este assunto pelo seu contexto acaba sendo bastante amplo, pois, é muito relativo, e tem que ser analisado com calma, já que as propostas para melhorar têm que ser individuais para cada cidade, não basta pegar uma cidade de exemplo e copiar o seu sistema, em razão de que algo que foi feito com sucesso em uma cidade “X” pode dar errado na cidade “Y”, e assim vice-versa.
...