A Sociologia Jurídica
Por: Felipe Nunes • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 181 Visualizações
REVISÃO SOCIOLOGIA
- O direto pode servir tanto para a dominação e a exploração de classe (dominação no campo político, e exploração no campo econômico) quanto pode servir para a superação dessas formas (dominação e exploração).
Marx e Engels escreveram na Ideologia Alemã, que a ideologia em geral é a mesma ideologia da classe dominante, por isso, por exemplo, os trabalhadores teriam (como regra) a mesma ideologia da classe dos proprietários dos meios de produção. Se fosse diferente, eles fariam com muito mais pressa e agilidade a revolução social. Porém, os trabalhadores podem conseguir chegar até a consciência de classe, transformando o direito e o Estado em instrumentos de dominação exploração (agora num sentido invertido).
- O conceito de racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos. Ela pode ser sintetizada na adequação do custo X benefício, ou seja, na maximização dos benefícios e minimização dos custos.
- Marque V para verdadeiro e F para Falso:
( F ) A classe social é um tipo de estratificação social que necessariamente depende de aceitação voluntária das pessoas para acontecer.
A classe social é um tipo de estratificação social que não depende necessariamente da aceitação voluntária das pessoas para acontecer.
( F ) Na ideologia Alemã, texto escrito na metade do século XIX, Marx e Engels afirmam que a ideologia da maioria da população é a ideologia da classe dominada.
Marx e Engels escreveram na Ideologia Alemã, que a ideologia em geral é a mesma ideologia da classe dominante, por isso, por exemplo, os trabalhadores teriam (como regra) a mesma ideologia da classe dos proprietários dos meios de produção.
( V ) Para que o Estado fosse burguês, seria preciso que grande parte do proletariado estivesse não apenas sob o julgo da dominação política e jurídica, mas sob a pressão da alienação.
Para que o Estado fosse burguês, seria preciso que grande parte do proletariado estivesse não apenas sob o julgo da dominação política e jurídica, mas sob a pressão da alienação.
( F ) O Estado capitalista teria uma versão não mais presa diretamente aos interesses menores da burguesia, mas sim aos interesses mais gerais de reprodução das relações sociais presentes no modo de produção socialista.
O Estado Capitalista seria uma versão não mais presa diretamente aos interesses menores da burguesia, mas sim os interesses mais gerais de reprodução das relações sociais presentes no modo de produção capitalista.
R: FFVF
- Quais os conceitos da teoria Marxista aparecem no vídeo?
Classe Social, Exploração e modo de produção capitalista.
Conceito de Anomia vem de Emile Durkheim.
- Abordagem funcionalista:
- Tradição sociológica (positivista sistêmica)
- Sistema social (subsistemas)
- Sistema mecânico e orgânico (fluxo dos sistemas)
- Anomia (não se acopla ao sistema colocando-o em risco)
R. B
- Processo de judicialização:
- Judicialização e Jurisdicionalização partes de um mesmo processo:
- A) Dessa forma, o mundo do trabalho é mais amplo do que apenas a regulação do trabalho como “emprego”,ou seja, “toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”6 , bem como do “empregador”
B) Giddens (2011) trata os dois como: “trabalho” (o mais amplo) e “ocupação” (o mais específico, vendido). Como vimos, na CLT brasileira aparece a palavra “emprego”, como sinônimo desse trabalho vendido. Então, o mundo do trabalho relaciona-se ao emprego (ocupação, trabalho vendido).
C) Como vimos, na CLT brasileira aparece a palavra “emprego”, como sinônimo desse trabalho vendido. Então, o mundo do trabalho relaciona-se ao emprego (ocupação, trabalho vendido),
D) O mundo do trabalho é maior do que a relação entre empregado e empregador, pois o trabalho envolve também um conjunto amplo de relações sociais entre familiares, vizinhos, amigos, parentes, namorados, desconhecidos, justamente porque ele também trata da produção e consumo de bens e serviços não comercializados. Por exemplo, quando um familiar faz uma refeição para seus entes queridos, ele não realiza um “trabalho remunerado”, mas um trabalho em geral.
- Relações de produção e forças produtivas:
As forças produtivas são representadas por todos os elementos tecnológicos que incidem para a produção: máquinas, ferramentas, mão de obra humana, matérias-primas, prédios, energia etc. Já as relações de produção, de sua parte, são as regras jurídicas e organizacionais da gestão do processo.
- Tendências estruturais no mundo do trabalho Atual, qual se relaciona mais com a terceirização no Brasil hoje?
- Modo de produção Capitalista
- Feminização da mão de obra
É um processo que alterou bastante a correlação de forças dentro do mercado de trabalho, o chamado fenômeno da “feminização da mão de obra”. Em 2015, cerca de 50% das mulheres com mais 15 anos já trabalhavam no mundo, enquanto que o percentual de homens trabalhando era de 77%.
...