A Sociologia Jurídica
Por: gsmusicman • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Sociologia Jurídica
Autor: Sociologia jurídica / A.L.MACHADO NETO. Cap.III Imprenta: São Paulo,Saraiva,2008.
O problema da ontologia sociológica
Machado Neto aborda a teoria de Gabriel tarde e Émile Durkheim onde ambos mostram suas teorias.
No plano da ciência sociológica, essas duas posições ontológicas são representadas na famosa polêmica de Gabriel Tarde, nominalista, e Émile Durkheim, realista.
Para Tarde a sociedade não passa de mera soma de consciências individuais, e, como na soma, as parcelas e o resultado tem de ser da mesma natureza. (pag.135)
Se tirarmos os indivíduos, que restará da sociedade? Indagava Tarde: Para responder, ele próprio, nada! ( pag. 136)
Durkheim com sua metáfora durkheimiana acreditando na consciência coletiva.
Durkheim lançava mão dos fatos, arguindo que tanto o social é diferente do individual, do psíquico, que aquele atuava sobre este, obrigando a vida individual a se comportar de acordo a certos cânones socialmente estabelecidos e vigentes, os fatos sociais.(pag. 136)
Graças as críticas como de Max Weber, Georg Simmel, entre outros, surgiu a sociologia contemporânea, mudando a maneira de pensar e entender, de forma que tudo dependeria do próprio indivíduo.
Cada indivíduo abrangerá uma zona maior ou menor conforme seja a força de sua personalidade individual e o grau de socialização. (pag.137)
Sociedade e Indivíduo
A tal questão poderíamos responder com estudo das camadas componentes da personalidade individual, onde anotaremos o elemento biopsíquico individual e a dose de coletivo que está injetada em nosso eu.(pag.138)
Embora numericamente os elementos de ordem biopsicológica sejam superiores, o certo é, porém, que o ingrediente sócio - cultural de nossa personalidade é dominante, como os mais variados e objetivos exemplos que a vida nos expõe a cada passo, no-lo podem provar.(pag.139)
No entanto a sociedade e indivíduo aborda o meio social, cultural e algumas crenças, tentando trazer com o passar do tempo uma forma do ser humano adquirir uma consciência coletiva, buscando conhecimentos para formar sua própria personalidade.
Sociedade e cultura
É bem verdade que em referência as relações de sociedade e cultura ainda hoje existem divergentes orientações teóricas: a antropologia cultural americana , Boas, Lowie, Herskovits, Linton, Goldenweiser, Sapir, Kluckhohn, tendendo a colocar a sociedade como aspecto da cultura, enquanto que a antropologia social inglesa, e daí a sutileza da nomenclatura e a variação na própria designação da ciência, mais presa aos ensinamentos durkheimianos e a escola objetiva Francesa, coloca a cultura como superestrutura da sociedade, da organização social.(pag.144)
Hoje por hoje, cada dia se torna mais difícil o perecimento de uma cultura pelo o motivo da inadaptação ecológica, graças aos imensos recursos de denominação da natureza que a ciência vai proporcionando ao homem.(pag.148)
A esse respeito já sabemos hoje, por exemplo, que enquanto o contacto é um poderoso estímulo da mudança cultural, o isolamento contribui, de maneira extraordinária, para a imobilidade mental, e, por conseguinte, cultural.(pag. 146)
A sociedade e cultura ambas estão interligadas, passaram a ser um conceito básico de todas as ciências sociais, mesmo assim sofrendo suas controvérsias, entrando em conflitos gerando efeitos a sociedade, mesmo estando interligadas não se descarta as possibilidades de mudanças entre elas, sujeitas a qualquer instante sofrerem por mudanças inesperadas, afetando diretamente a sociedade.
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