Acidente Ambniental
Por: joaocsouza2014 • 24/4/2016 • Dissertação • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 13 de setembro de 1987, no Centro da Cidade de Goiânia estado do Goiás os sucateiros Wagner e Roberto entram em um prédio abandonado onde funcionava uma clínica médica de radiologia e encontram uma cápsula de chumbo contendo Césio 137, que ao abrir foram contaminados, ficou conhecido como o maior acidente radioativo em área Urbana do mundo.
DESENVOLVIMENTO
Uma falha humana ocasionou o desastre com uma cápsula de césio 137 que foi deixado no prédio abandonado onde funcionava uma clínica, um aparelho que era usado em radioterapia, essa cápsula era composto de chumbo e metal a intenção dos amigos Wagner e Roberto era comercializar o produto encontrado, como material reciclado, a cápsula foi aberta ficando exposta na residência por alguns dias, e as pessoas tiveram contato com o material radioativo, em poucos dias começaram a sentir vários sintomas como: diarréia, queda dos cabelos, dores na cabeça, a contaminação se deu por inalação e contado com a pele.
1. Foi um desastre de grande impacto vitimando inúmeras pessoas e muitas delas foram levadas a óbito, o equipamento não tinha identificação que o material era perigoso, dentro dele havia um pó que emitia um brilho azul no escuro e ficou conhecido como o ´´brilho da morte`` a substância chamou atenção da vizinhada e foi passando de mão em mão o que ocasionou uma contaminação rápida nas pessoas do local.
2. Para uma melhor compreensão da contaminação radioativa, faz se necessário uma pequena explanação do que significa o Césio 137 e o que ele pode causar:
O Césio é um composto químico radioativo resultado da fissão (divisão de duas ou mais partes) nuclear de um componente chamado Urânio ou Plutônio que dá origem a outro componente chamado Bário 137m, a partir desse composto emite radiações gama, que são noviços para a saúde pelo o poder de penetração e alteração das células do organismo .
As conseqüências para a saúde de uma contaminação radioativa são: doenças como câncer, hipertensão e distúrbios variados etc.
3. O Greenpeace divulga em seu site informações sobre o saldo de vítimas contaminadas com o acidente causado pelo o Césio 137, ao menos 60 mortos e 6 (seis) mil vítimas entre elas: policiais, militares, bombeiros , vizinhos e familiares, esses números são fornecidos pela Associação de vítimas do Césio 137, de acordo com informações divulgada pelo o Greenpeace, os profissionais não sabiam sobre a contaminação, realizaram seu trabalho com o isolamento das casas e retirada das pessoas com a informação que havia um vazamento de gás.
EFEITOS INVISÍVEIS DA RADIAÇÃO
A radioatividade pode salvar vidas ou até matar, ela está presente no dia-a-dia dos Profissionais da saúde que utilizam alguns equipamentos de radioterapia e diagnósticos, a radioatividade é invisível a olho nu, não tem cor, cheiro e só pode ser percebida com equipamentos especiais, esses equipamentos tem a capacidade de medir o teor da radioatividade, mas o perigo é maior quando há um vazamento ocasionando uma grande concentração como ocorreu nesse acidente com o césio 137.
A radioatividade atinge o ser humano sob a forma de raios de energia emitidos por:
Alfa, Beta e Gama, esses raios são energia transmitida pelo o material ainda em atividade.
RADIAÇÃO ALFA – possui carga positiva, a barreira que não permite sua penetração é a folha de papel alumínio
RADIAÇÃO BETA – possui carga negativa, os raios são mais penetrantes e transmite menos energia, consegue atravessar o papel alumínio , mas os raios são barrados pela madeira
RADIAÇÃO GAMA – não é muito energética, mais extremamente penetrante podendo atravessar o corpo humano é barrado somente por uma parede grossa
...