Apelação
Por: Italaholanda • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
Apelação. A competência não é dos Juízados Especiais, pois a ação não é de despejo para uso próprio, e sim por falta de pagamento.
"Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:
III - a ação de despejo para uso próprio;"
Lei 9099/95
"Art. 513. Da sentença caberá apelação (arts. 267 e 269)." CPC
Despejo - Anulatória de cláusulas contratuais - Parcialmente Procedente - Sentença
AUTOS Nº _____
AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO C/C COBRANÇA
AUTOR: __________
RÉU: __________ E OUTROS
DATA DO AJUIZAMENTO: __/__/____
AUTOS Nº _____
AÇÃO ANULATÓRIA - APENSO: IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE AJG
AUTOR: __________ E OUTRO
RÉU: __________ E OUTRA
DATA DO AJUIZAMENTO: __/__/____
DATA DA DECISÃO: __/__/____
JUIZ PROLATOR: __________
Vistos, etc.
__________, qualificada na inicial, ajuizou AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO C/C COBRANÇA contra __________, __________ e __________ asseverando, em suma, que locou ao primeiro o requerido o imóvel de sua propriedade, sito na rua __________, parte inferior, nesta cidade, sendo que o mesmo encontra-se inadimplente com os locativos e encargos a partir de abril/____. Refere que os demais requeridos firmaram o contrato de locação na qualidade de fiadores.
Postula a procedência da ação, com a decretação do despejo do locatário e a condenação dos réus ao pagamento dos alugueres e encargos em atraso, acrescidos de multa, além dos demais consectários legais.
Juntou procuração e documentos de fls. ___ e seguintes.
À fl. ___, a autora postulou a exclusão de __________ e a inclusão de __________, no pólo passivo do feito, bem assim a transformação do feito em ação de execução, sendo indeferido este último pedido (fl. ___).
Os requeridos apresentaram contestação (fls. ___ e seguintes), insurgindo-se contra a multa prevista na cláusula 11ª do contrato, por ser abusiva. Afirmam que o valor pretendido pela autora é excessivo, configurando enriquecimento sem causa. Postulam a nulidade da cláusula 11ª do contrato, com a redução da multa para 2%.
Juntam procurações.
Houve réplica (fls. ___).
Em audiência (fl. ___), resultou inexitosa a proposta conciliatória, tendo as partes postulado o julgamento da lide, apresentando razões finais remissivas.
Em apenso está, para julgamento conjunto, AÇÃO DE NULIDADE DE CLÁUSULAS C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO proposta por __________ e __________ contra __________ e __________, onde asseveram que o uso do imóvel e do terminal telefônico locados sempre foi feito pelo segundo autor, conforme acordo entre as partes. Insurgem-se contra o desconto para o caso de pagamento pontual, afirmando tratar-se de acréscimo embutido no preço do aluguel, bem assim contra as multas previstas na cláusula 11ª do contrato do imóvel e cláusula 2ª da locação do telefone, além dos juros aplicados. Impugnam os valores relativos ao seguro contra incêndio, comissão administrativa e taxas de água e luz.
Postulam a procedência da ação, com a nulidade das cláusulas 11ª do contrato de locação do imóvel e do parágrafo primeiro da cláusula terceira do contrato de locação do telefone; a redução dos juros a 6% ao ano; correção pelo IGP-M; a redução do valor relativo ao seguro contra incêndio; a devolução dos valores pagos indevidamente, bem como a concessão do benefício da AJG.
Juntaram procurações e documentos de fls. ___ e seguintes.
Citadas as requeridas, ofereceram contestação (fls. ___ e seguintes) requerendo, preliminarmente, a exclusão de __________ do pólo ativo, uma vez que o mesmo não possui qualquer participação nos contratos em discussão. No mérito, sustentam a inaplicabilidade ao caso das regras do CDC, bem assim a validade da multa contratual. Afirmam que o locatário pagava os aluguéis com vários dias de atraso, o que justifica a cobrança dos encargos contratados.
Ressaltam que o valor relativo à taxa de administração, embora conste do recibo como controle do percentual a ser cobrado do locador, jamais foi exigida do locatário, bem como que as apólices de seguro e recibos de água e luz sempre foram apresentadas ao locatário.
Postulam a improcedência da ação, com a condenação do autor nos consectários legais.
Juntaram procuração e documentos de fls. ___ e seguintes.
Houve réplica.
Seguiu-se a juntada de documento e manifestação das partes.
Em audiência (fl. ___), tentou-se inexitosamente a conciliação.
Também em apenso, os requeridos __________ e __________ ajuizaram contra __________ incidente de Impugnação ao pedido de Assistência Judiciária Gratuita formulado nos autos da ação Anulatória, afirmando que o mesmo possui condições de arcar com as despesas processuais, vez que casa e automóvel próprios, além da empresa que encontrava-se instalada no imóvel em questão. Junta documentos.
Intimado o impugnado, apresentou manifestação (fls. ___ e seguintes), reiterando a necessidade do benefício. Juntam documentos.
Seguiu-se manifestação dos impugnantes.
Relatei. Decido.
Comporta o feito julgamento antecipado, porquanto não há necessidade de dilação probatória, porquanto dispensada a mesma pelas partes.
Desocupado que foi o imóvel, perdeu o despejo seu objeto.
Prossegue a ação como de cobrança dos alugueres em atraso, bem assim dos demais encargos da locação.
A parte demandada, contudo, impugna a pretensão relativa à cobrança dos valores reclamados na prefacial, o que faz reportando-se na contestação à ordinária apensa, que propôs contra o proprietário do bem.
...