Automação
Por: isabela99 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
BIOMEDICINA
INTRODUÇÃO
Hoje com alto índice de novas descobertas e doenças, a saúde aproximar-se do meio tecnológico.
A saúde com a tecnologia tende a buscar e alcançar meios nos quais tragam conceitos e materiais tecnológicos para o considerado avanço no bem-estar dos pacientes e profissionais da saúde. Para conceber essa evolução da saúde, a automação tem se tornando mais presente em meio laboratorial.
O campo industrial, administrativo e comercial atualmente se ver obrigado a aderir essas “modernidades” com isso se exigi um conhecimento voltado às novas técnicas e conceitos dessas novas tecnologias.
A automação aliada à informatização tem como objetivo mostrar alterações no ambiente laboratorial, no qual, o resultado dessa união é de mais produtividade, mais eficiência e com mais controle.
Com a automação já se pode classificar o nível de padronização dos laboratórios. Além de também avaliar as vantagens e as desvantagens desse processo evolutivo ao meio da saúde.
- EXPECTATIVAS DA AUTOMAÇÃO
A visão de ter máquinas apropriadas espaçando os tubos com material de exames, ou como qualquer outro procedimento laboratorial vem se presente atualmente devido à automação enquadrada nos laboratórios.
As transformações tende ser cada vez mais presente no ambiente de trabalho, essa mudanças evolutivas tende a demostrar novos processos na qual compromete a diminuir erros na medicina laboratorial, além de aumentar sua produtividade e redução nos desperdícios.
- FASE DA AUTOMAÇÃO
A automação conseguiu desenvolveu tanto, ao ponto, de ser classificadas por etapas. As etapas são denominadas de pré-analítica, analítica e pós-analítica.
A fase denominada de pré-analítica basicamente se classifica em procedimentos de coleta, manipulação, processamento e entrega das amostras aos analisadores. Para essa fase pode citar como exemplo de automação são:
- Robôs móveis: no qual a sua finalidade tende a ser de transportar, por exemplo, tubos, amostra, placas.
- Esteiras de transporte: também tem a finalidade de transportar materiais.
- Braços robóticos: tem como finalidade a de poder se movimentar em diferentes direções. Subdivide-se em: cilíndricos e articulados.
As classificações das considerações da fase pré-analítica:
- Configuração da linha
- Transporte de amostras na linha
- Tipos de tubo
- Identificação da amostra
- Entrega e seleção de amostras
- Centrifugação
- decapping/recapping (procedimento de destampar e restampar os tubos de analise).
Outra fase a ser citada é da fase analítica, aonde vem a ser classificada como a maior evolução relacionada à tecnologia. Os equipamentos relacionados a essa fase tem como representantes:
- Point-in-space: são equipamentos que estão atrelados à uma linha e recebem as amostras como se fizessem parte dela.
- Braços robóticos – tem por finalidade retirar as amostras da linha e encaminham para os equipamentos analíticos.
E por fim das classificações termina-se com a fase pós-analítica, onde é descrita por exercer o armazenamento das amostras. Sua metodologia de automação é ressaltada com importância na produtividade e na eliminação de atividades que não provocam estimação ao produto ou serviço prestado.
As habilidades a ser destacadas dessa etapa são:
- Monitorar a qualidade;
- Monitorar os resultados;
- Monitorar os equipamentos analíticos e sua operação;
- Gerenciar as decisões referentes à repetição de exames;
- Gerenciar as decisões referentes aos testes reflexos;
- Cancelar testes;
- MODELOS DE AUTOMAÇÃO EMPLATADO EM LABORARTORIOS
Na automação possui um numero variados de padrões para se adequar a diversidade de exames e processos em meio laboratorial. Os modelos que atualmente já são empregados podem ser citados:
- Modular: esse modelo possui dois padrões importantes tais são (modularidade que se é considerada apropriada para associar diferentes fases da automação e o outro é integração de atrelar perfis diferentes num equipamento).
- Task Target Automation (TTA): Esse modelo vem a ser é direcionado a processos. Essa automação é muito empregada na fase pré-analítica em que dissemina uma amostra baseada na fórmula pelo qual deve passar.
- Stand Alone Automation (SAA): Esse modelo vem se considerado um procedimento independente. Isto consente que ao laboratório de pequeno porte apresente alguma automatização.
CONCLUSÃO
Conclui-se que é evidente que automação vem ganhando a cada dia mais o seu espaço. A automação tem como objetivo proporcionar maior segurança, na qual se trata desde procedimento ao paciente ate a resultado final de responsabilidade ao profissional.
O ponto principal é de aperfeiçoamento tanto para meio da saúde quanto a tecnologia. Mas vem a ressaltar que para obter esse sucesso são necessários investimentos alto financeiros tanto para obtenção de equipamentos quanto para a manutenção desses equipamentos, aonde independe da classificação que esse laboratório venha a se adequar.
...