TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação jurídica profissional

Por:   •  30/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2 – Avaliação jurídica profissional

Numa execução de título executivo extrajudicial, o juiz de direito da 2° Vara Cível determinou a penhora de 30% dos vencimentos do executado, sob o argumento de que tal penhora preserva o suficiente para a manutenção do executado e da sua família. Considerando que o crédito não tem natureza alimentar e que a penhora não incidiu sobre o excedente a 50 salários-mínimos mensais, analise a decisão judicial à luz do art. 833 do CPC e da ponderação entre os interesses envolvidos, especialmente o direito do exequente à satisfação do crédito e a proteção da dignidade do executado e de sua família.

De acordo com o art. 833, do CPC, os vencimentos do executado são impenhoráveis, conforme abaixo:

“Art. 833 – São Impenhoráveis:

(...)

IV - os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, (...)”

O salário e vencimentos do executado só poderiam ser penhorados em caso de natureza alimentar, o que não seria a condição, segundo o informado no enunciado da questão.

Em contrapartida, a jurisprudência vem entendendo de uma outra forma, tendo que ser analisado, caso a caso. Portanto, se o executado tiver algum tipo de renda além do seu salário, esse pode ser penhorado até atingir o percentual sobre o valor pleiteado, uma vez que não acarretará prejuízo ao executado, prezando pelo princípio da dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com