Caso concreto
Por: flaviolmuniz • 30/4/2015 • Exam • 341 Palavras (2 Páginas) • 865 Visualizações
? O conteúdo será apresentado com base no Livro Didático de História do Direito no Brasil entre as páginas 69 e 76 (antes de "O regresso conservador e a antecipação da maioridade de D. Pedro").
Você estudou que a legitimidade do exercício do Poder na Constituição de 1824 tinha fortes fundamentos na figura real e no carisma do Imperador, que o exercia principalmente por meio do denominado Poder Moderador. Porém, como você teve a oportunidade de estudar no decorrer do Capítulo 3 do Livro Didático de História do Direito Brasileiro, a abdicação do Imperador em 1831 abriu um vácuo no Poder, já que seu sucessor, o Infante Pedro, futuro D. Pedro II, tinha apenas 5 anos de idade nesta oportunidade. Neste sentido, responda:
a) Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ou seja, de que o exercício do poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade aos que a ele devem se submeter, que soluções são colocadas em prática pelos governos regenciais com vistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um "imperador"?
R: Criam a guarda nacional formada por cidadãos confiáveis para manter a ordem interna e combater as ameaças das classes perigosas.
b) O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-se dizer que, com o este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império?
R: sim, houve mas autonomia nos 3 poderes já que o poder moderador não podia ser exercido ,ao passo que também ocorre a descentralização do poder.
c) Como é possível relacionar o surgimento da chamada "Guarda Nacional" com o contexto histórico deste período regencial
R: o grupo dos liberais moderados defediam a descentralização do poder e garantiam a autonomia das províncias mantendo-se a ordem publica . Então
Cria-se a guarda nacional para proteger o governo, no qual os comandantes
Eram os coronéis que possuíam controle politico sobre a província.
...