TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHAGUERA

UNIDADE SENADOR FLÁQUER

Curso de Direito-2º semestre

AVA- ambiente Virtual de Aprendizagem

Desenvolvimento Econômico

Kleber Rubens Dos santos

RA. 2919400561

Docente: Luciana Vaz Amador

Santo André, SP

05/2015

Sumario

Introdução................................................................................................ 3

Globalização............................................................................................. 4

Outsourcing .............................................................................................. 5

Lucro em ascensão ................................................................................. 6

Conclusão.................................................................................................... 7

Bibliografia ................................................................................................ 9

Introdução

O objetivo deste trabalho é apontar os benefícios e malefícios, causado pelo fenômeno da globalização.

Procuraremos esclarecer quais são os pontos que se pode considerar avanço nas financias e tecnologias e até que ponto isso pode ajudar ou atrapalhar, tanto no sistema político, cultural e econômico mundial.

BRICS, outsourcing, Bolhas especulativas, Consenso de Washington e Financeirização da economia são alguns dos termos que iremos esclarecer, ao longo do trabalho.

Outsuorcing,  e o fenômeno da terceirização mundial.

Apresentar a empresa Votorantim como uma empresa globalizada e os seus efeitos no mundo, uma conclusão de opinião dissertativa sobre os efeitos da globalização no mundo de hoje

Expondo opinião, não do âmbito fechado, individual, mas acredito que temos muito que aprender, não pretendendo em momento alguns esgotar o assunto, mais opinar de maneira contundente para que nós possamos através de reflexões elaborar uma melhor compreensão do assunto.

                                                Kleber Rubens.

 

Globalização.

Nos séculos, XV e XVI, épocas das grandes navegações e descobertas, afirmar alguns historiadores ter inicio a globalização. Mas é com a revolução industrial e nas ultimas décadas com a capitalização mundial, com a queda do muro de Berlim e os avanços tecnológicos, como a internet, o fenômeno da globalização ganha seu auge.

O mundo passa a ter facilidade de comunicação, tornando assim de fácil acesso as relações entre tais criando-se assim blocos econômicos fortalecendo ainda mais o sistema capitalista.

Este fenômeno passa a atingir é redundante dizer, toda sociedades em seus principais aspectos, culturais, políticos e econômicos, nos trazendo problemáticas essenciais para o nosso desenvolvimento global.

A cultura brasileira, devida colonização européia e as influencias indígenas e africanas, nos remete a uma diversificação de culturas onde temos uma eclética visão cultural, não obstante a nossa identidade cultural. O fácil acesso as demais culturas abre uma imensa janela através das varias facilidades as informações e comunicações com as mesmas, criando assim muitas vezes conflitos de intolerância cultural, e até mesmo uma aculturação onde passamos a perder nossa identidade e substituir-la por outra.

A globalização cultural trás benefícios com relação a conhecimento e porque não dizer a um crescimento, enriquecimento intelectual, já em outros casos a intolerância cultural principalmente “religiosa” causa constrangimentos e guerras com a não aceitação de uma influencia que vem de fora, ou de outra cultura.

Já no seu âmbito político e fenômeno da globalização nos trouxe uma aproximação política maior entre os países, o fácil acesso a informação causou um estreitamento nas relações políticas e econômicas mundiais formando assim os vários blocos econômicos e varias possibilidade de acordos entre países, principalmente do G7 e os chamados emergentes, que por sua vez  entres os vários blocos e vários acordos se encontra o acrônimo BRICS que foi criado em 2001 pelo analista e professor universitário  Jim O’Neill, aproveitando-se da palavra brick (tijolo, em inglês).

O crescimento dos países emergentes deu-se origem ao bloco composto por Brazil, Rússia, Índia, China e por ultimo South Africa, mais conhecido como Africa Do Sul.

A economia Consenso de Washington, afasta as influencias diretas do Estados na economia mundial, separando-se assim uma economia de políticas internas e uma liberação de uma economia mundial “autônoma”. Com a extinção em 1999 do Glass-Steagall  alavancou-se a economia dos Estados Unidos com a união dos bancos comerciais e bancos de investimento, isso causou um crescimento nas riquezas mundiais principalmente dos países do G7 em especial EUA.

Com os autos crescimentos da economia os Estados Unidos dão um salto de 13% para 40% em pouco mais de uma década, com esse capital resolvem investir principalmente em ações e títulos, tendo como alvo os investimentos imobiliários, numa chamada Financeirização da economia, criando assim as chamadas Bolhas especulativas que se trata de investimentos auto em títulos ações, economias não tida como real, que acaba acarretando uma quebra no sistema financeiro.

Sendo assim a globalização uma correntes de vários elos que formam os blocos econômicos, causa um efeito domino, entre os países como Alemanha, Reino Unido, França, Japão, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Canadá que juntos perdem a credibilidade dos investidores reais, como industria e comercio, crescendo então a possibilidade das ascensão dos países emergentes, em tese, mas como tudo esta ligados a todos a crise com a globalização trás efeitos negativos a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com